Título
Quality function deployment - ferramenta de apoio à decisão
Autor
Domingos, André dos Santos
Resumo
pt
A metodologia apresentada ao longo da dissertação é denominada por Quality
Function Deployment (QFD). Esta é totalmente orientada ao cliente ao invés da orientação ao
produto, onde o esforço de todos os departamentos envolvidos garante uma estreita união
entre os objetivos definidos pelo cliente e o produto oferecido. Deste modo, é necessário
definir ações a desenvolver para que esses objetivos sejam concretizados. Estas ações devem
ser representadas de forma mensurável, para que seja possível proceder à sua análise e
posterior otimização com recurso a um algoritmo. Os autores da dissertação realizam uma
pequena introdução à origem da metodologia, à sua estrutura e método de funcionamento,
além da análise a um algoritmo de normalização e priorização de ações já existente e um
resumo dos problemas mais comuns aquando da utilização da QFD. É apresentado um
modelo simples, flexível e quantitativo que inclui: Planeamento estratégico da organização
que propõe minimzar as possíveis incompatibilidades entre as capacidades da mesma e as
exigências do cliente. Variáveis de negócio envolvidas nas diferentes fases da conceção do
projeto, a fim de calcular com maior precisão as prioridades das ações e permitir importâncias
relativas nulas ou uniformes provenientes das exigências do cliente. O preenchimento
quantitativo da metodologia que substitui o qualitativo, de modo a reduzir os erros de
preenchimento e interpretação da metodologia. Por fim, os resultados provenientes deste novo
modelo são analisados e apresentados com recurso a uma ferramenta programada na
linguagem PHP.
en
The Quality Function Deployment methodology is totally directed to the client instead
of the product, wherein the effort from all the involved departments allows the match between
the goals and the offered product. Therefore, it is necessary to determine the actions that aim
at satisfying those goals. These actions must be measurable, in order to provide analysis and
optimization opportunities. Afterwards, the prioritization of these actions is carried out so that
they are performed in the most efficient way. Throughout the thesis, the authors introduce the
origin of the methodology, its structure and operation, an existing normalization and
prioritization algorithm and the most common problems when using the QFD. A new simple,
flexible and quantitative model is proposed, which includes: A strategic planning of
organization that proposes the minimization of possible incompatibilities that may arise
between its capabilities and customer requirements. Business variables at the different stages
of the design in order to calculate with greater precision the value resulting from the
prioritization and to allow nullity or uniformity of the relative importance of customer
requirements. The qualitative fulfillment of the correlations of the QFD methodology is
replaced by a quantitative aspect that aims to minimize the filling of errors and interpretation
when using the methodology. The results from this model are analyzed and presented using a
tool programmed in PHP.