Título
Modelo de Negócio da “Enjoy the Moment …”
Autor
Pereira, Pedro Miguel Vidal
Resumo
pt
A presente Dissertação de Mestrado consiste na elaboração de um modelo e plano de negócio
e tem como objetivo analisar a viabilidade económica da abertura de uma nova empresa de
desporto aventura que irá realizar atividades desportivas, direcionadas para a população sénior
(considerado aqui como pessoas com mais de 50 anos).
Nas sociedades contemporâneas torna-se cada vez mais importante conhecer os aspetos de
mudança na dimensão e estrutura das populações. A tendência de envelhecimento das
populações é uma realidade presente na generalidade das sociedades do mundo.
Os seniores de hoje são mais ativos, têm um maior poder de compra, maior disponibilidade de
tempo, mais saúde e uma expectativa de longevidade de vida maior.
Constituem, no presente momento, um dos segmentos de mercado de maior crescimento,
permitindo grandes oportunidades de negócio.
Com a preocupação de criar um modelo de negócio inovador e adequado a este segmento optouse por efetuar um enquadramento teórico sobre estas temáticas a fim de decidir o modelo de
negócio a seguir.
Para a implementação do modelo de negócio procedeu-se posteriormente à análise interna e
competitiva de mercado tendo-se definido a estratégia e a forma de implementação.
Por fim procedeu-se à avaliação da proposta recorrendo a elementos de avaliação económica,
de forma a determinar a viabilidade do projeto, tendo-se determinado que o projeto é viável.
en
The current project develops a model and business plan aiming to assess the feasibility of an
adventure sports company targeting senior citizens (ages 50 and above).
In the current world, it is mandatory to acknowledge the changes in population size and
structure. Population ageing is an undisputable trend worldwide, particularly in the so called
developed world.
Senior citizens are nowadays more active, healthier, have more available time and a longer life
expectancy. Their purchasing power is also superior.
As such, they represent a market segment with one of the best growth prospects and a business
opportunity in itself.
In order to create a unique business model, suitable for the senior market segment, the project
was initiated by an analysis of the theoretical framework, to select the appropriate business
model.
Subsequently, a thorough analysis of the internal market, including the competition, was
conducted, to achieve an implementation business model with the right strategies and
implementation ways.
To conclude, an economic assessment of the business plan was conducted, confirming the
project’s feasibility.