Título
The impact of the Wristwatch on the self
Autor
Pisa, Tiago Miguel Viveiros
Resumo
pt
Num mundo em que o tempo está presente em todo o lado, como é que o relógio de
pulso sobreviveu e se adaptou a esta mudança? O que influencia a escolha de uma
dada marca de relógios e qual o impacto desta influência?
O relógio de pulso é talvez o acessório mais influente e dominante, tanto para homem
como para mulher, numa sociedade governada por marcas e pela imagem.
A seguinte dissertação procura compreender e delimitar o impacto que o relógio de
pulso tem no Self, tal como compreender que fatores influenciam a escolha de uma
dada marca de relógio, tendo os seus alicerces na área de Comportamento do
Consumidor, particularmente na subcategoria: The Self.
Uma vez que não existe informação suficiente para uma interpretação e formulação de
respostas fiáveis às perguntas de pesquisa , este estudo recorreu a métodos
qualitativos de forma a elucidar estes tópicos.
Esta pesquisa centra as suas respostas em entrevistas em profundidade, realizadas a
dezanove entrevistados e na sua respetiva análise, bem como em instrução extensiva
através de data secundária.
Estabelece que o relógio de pulso tem um impacto tremendo no Self, quer por
significados simbólicos específicos que possa obter, quer por transmitir um status
social exclusivo.
Determina que os factores que influenciam a escolha de uma determinada marca de
relógios são intrinsecamente complexos, e um produto de vários factores
desencadeadores tais como o impacto dos meios de comunicação social e a nossa
educação ou o desejo de pertença e exclusividade. Demonstra também que a
importância dada às marcas é muito provavelmente uma tendência crescente.
en
In a world where time is everywhere, how has the wristwatch survived this change
and how has it adapted? What influences the choice of a given wristwatch brand and
how far does it go?
The wristwatch has probably become the most influential and dominant accessory for
both men and women to wear, in a society ruled by brands and image.
The following dissertation seeks to comprehend and delimit to what extent the
wristwatch has an impact on the self, as well as comprehending which factors
influence the choice of a given wristwatch brand, having its grounds on the area of
Consumer Behavior, particularly The Self.
Once there is insufficient information available for a reliable interpretation and
consequent answer formulation for the research questions, this study resourced to
qualitative methods to elucidate on these topics.
This research centers its answers on in-depth interviews conducted to nineteen
respondents and their respective analysis as well as on extensive education by means
of secondary data.
It establishes that the wristwatch has a tremendous impact on the self, whether for
specific symbolic meanings it might obtain or for conveying an exclusive social
status.
It determines that the factors that influence the choice of a given wristwatch brand are
intrinsically complex, and a product of various triggers such as the impact of social
media and our education or the craving of membership and exclusivity. It also shows
that the importance given to brands is very likely a growing trend