Título
O cinema português: entre a arte e a indústria: 45 anos de políticas públicas (1971-2016)
Autor
Simões, Carla Alexandra Neves
Resumo
pt
O cinema é arte e indústria e no jogo de forças entre estes pólos, quase sempre conflituais, muito cedo
se definiram dois campos distintos na produção, exibição, processos de legitimação e públicos.
Vulgarmente identificados como cinema de autor e cinema comercial, os dois campos existem em
todos as latitudes, com pesos relativos distintos, transumâncias e convivências mais ou menos
pacíficas. Portugal não é excepção e sendo o cinema português uma actividade quase sem mercado e
dependente do Estado, aqui o jogo de poder entre os dois campos é particularmente aceso e as políticas
públicas desempenham nele um papel essencial.
O objectivo deste trabalho consiste em captar a evolução do posicionamento do Estado face aos
campos cinema de autor e cinema comercial, através duma análise das políticas públicas para o
cinema, desde a publicação da Lei 7/71 até à actualidade (2016). Pretende ainda perceber se, tendo
como ponto de partida uma lei claramente afinada com valores autorais do grupo do Cinema Novo e
por conseguinte com o cinema de autor, estaremos a assistir a uma mudança paulatina de paradigma,
ou se se trata apenas de um jogo de avanços e recuos alternados de cada um dos campos, que mantém,
no essencial, o fiel da balança na posição de partida.
en
Cinema is art and industry, and in the game of forces between these sides, which are almost always in
conflict, two distinct sides were defined very early in the production, exhibition, processes of
legitimation and public. Commonly identified as author cinema and commercial cinema, the two sides
exist in all latitudes, with relative and distinct weights, transhumances and more or less peaceful
coexistences. Portugal is no exception and since portuguese cinema is an activity without commercial
sustainability within a free market economy, it is dependent on the State, here the power play between
the two sides is particularly debated and public policies play an essential role in it.
The goal of this work is to capture the evolution of the State's position in the area of author and
commercial cinema, through an analysis of public policies for cinema, since the publication of Law
7/71 to the present (2016) It also intends to understand if, starting from a law clearly based on the
values of the group of authors of Cinema Novo and therefore with the author cinema, we are
witnessing a gradual paradigm shift, or if it is only a game of advances and retreats of each of the
sides, which essentially maintains the balance of power in the starting position.