Título
Arte, participação e instituições: O programa participativo para jovens "Pedimos desculpa pelo incómodo causado" - Culturgest
Autor
Carvalho, Patrícia Pinto
Resumo
pt
Atendendo aos mais recentes estudos de públicos e da sua relação com as
entidades culturais, começa a delinear-se uma nova prática assente na participação do
público. Num panorama internacional, têm sido realizados alguns estudos que apontam
para as consequências positivas que a criação de programas participativos pelas artes
podem ter no que toca ao público e, também, às instituições culturais.
Neste contexto, esta dissertação propõem a análise desta questão, no panorama
nacional, nomeando a 3ª edição do programa "Pedimos desculpa pelo incómodo
causado", promovido pela Culturgest como estudo de caso que, não representando a
totalidade dos programas participativos existentes, é um exemplo da aplicação das
estratégias que têm vindo a ser definidas por vários teóricos.
Com vista a entender que objetivos e estratégias de envolvimento são propostos
para a criação destes programas e que consequências são perceptíveis de ser verificadas
depois da concretização dos mesmos, realizou-se um estudo que analisa os diferentes
agentes envolvidos na criação deste programa - participantes, instituição e coordenação
do programa - através de uma análise qualitativa - recorrendo a inquéritos, entrevista
semi-estrutura e observação participante.
O estudo em apreço realça as possibilidades criadas a partir da participação e os
dados revelam que, de um modo geral, é possível observar transformações na relação
que a entidade tem com os participantes e a própria relação dos participantes entre si e
com a arte.
en
Given the recent studies around cultural audiences and its relationship with
cultural institutions, different theorists are starting to align the practices related to
participation. On an international level, various studies have been developed suggesting
that the participation of the audiences in cultural institutions through art has positive
outcomes both for the participants and the institutions.
With this in mind, the present dissertation proposes an analysis of this question,
on a national level, using the experience of the 3rd edition of the young people's
program "Pedimos desculpa pelo incómodo causado", promoted by Culturgest, as a case
study. The program is not a representation of all of the programs around this practice
but is more an example of the applicability of the strategies defined by different
theorists.
In order to understand the goals and engaging strategies defined for these
programs and also the outcomes of participation, it was developed a study which
analyzes the three different agents of this program - participants, institution and
coordination of the program - through a qualitative analysis - using inquiries, semistructured interview and participant observation.
This dissertation highlights the possibilities created through participation and
the data reveals that all in all, it is possible to observe transformations regarding the
relationship between institution and participants and also participants with art and
within the group.