Teses e dissertações

Mestrado
Estudos e Gestão da Cultura
Título

Arte, participação e instituições: O programa participativo para jovens "Pedimos desculpa pelo incómodo causado" - Culturgest

Autor
Carvalho, Patrícia Pinto
Resumo
pt
Atendendo aos mais recentes estudos de públicos e da sua relação com as entidades culturais, começa a delinear-se uma nova prática assente na participação do público. Num panorama internacional, têm sido realizados alguns estudos que apontam para as consequências positivas que a criação de programas participativos pelas artes podem ter no que toca ao público e, também, às instituições culturais. Neste contexto, esta dissertação propõem a análise desta questão, no panorama nacional, nomeando a 3ª edição do programa "Pedimos desculpa pelo incómodo causado", promovido pela Culturgest como estudo de caso que, não representando a totalidade dos programas participativos existentes, é um exemplo da aplicação das estratégias que têm vindo a ser definidas por vários teóricos. Com vista a entender que objetivos e estratégias de envolvimento são propostos para a criação destes programas e que consequências são perceptíveis de ser verificadas depois da concretização dos mesmos, realizou-se um estudo que analisa os diferentes agentes envolvidos na criação deste programa - participantes, instituição e coordenação do programa - através de uma análise qualitativa - recorrendo a inquéritos, entrevista semi-estrutura e observação participante. O estudo em apreço realça as possibilidades criadas a partir da participação e os dados revelam que, de um modo geral, é possível observar transformações na relação que a entidade tem com os participantes e a própria relação dos participantes entre si e com a arte.
en
Given the recent studies around cultural audiences and its relationship with cultural institutions, different theorists are starting to align the practices related to participation. On an international level, various studies have been developed suggesting that the participation of the audiences in cultural institutions through art has positive outcomes both for the participants and the institutions. With this in mind, the present dissertation proposes an analysis of this question, on a national level, using the experience of the 3rd edition of the young people's program "Pedimos desculpa pelo incómodo causado", promoted by Culturgest, as a case study. The program is not a representation of all of the programs around this practice but is more an example of the applicability of the strategies defined by different theorists. In order to understand the goals and engaging strategies defined for these programs and also the outcomes of participation, it was developed a study which analyzes the three different agents of this program - participants, institution and coordination of the program - through a qualitative analysis - using inquiries, semistructured interview and participant observation. This dissertation highlights the possibilities created through participation and the data reveals that all in all, it is possible to observe transformations regarding the relationship between institution and participants and also participants with art and within the group.

Data

05-mar-2018

Palavras-chave

Portugal
Participation
Arte
Art
Young people
Jovem
Audiences
Instituições de ensino
Público
Public
Cultural institutions
História cultural

Acesso

Acesso livre

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