Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

O papel das normas descritivas e injuntivas na mobilidade sustentável: um estudo exploratório com crianças entre os quatro e os dez anos de idade

Autor
Bernardino, Filipa Alexandra dos Santos Dias Afonso
Resumo
pt
Este é um estudo exploratório com 62 crianças com idades entre os 4 e os 10 anos, que acompanhou a campanha da Serpente Papa-Léguas numa escola na região de Lisboa, para promover modos de transporte sustentáveis. O estudo foi baseado na Teoria do Foco da Conduta Normativa em que desenvolvemos hipóteses sobre a forma de como as perceções das normas injuntivas e descritivas ajudam a prever uma mudança de comportamento no modo de ir para a escola. Desenvolvemos um questionário onde medimos o comportamento de ir para a escola (a pé, de bicicleta, autocarro e carro) e as normas injuntivas e descritivas dos referentes (pais, professores, colegas). Este instrumento foi aplicado em três momentos: antes da intervenção (T1) durante a intervenção (T2) e três semanas após a intervenção (T3). Concluímos que as crianças em média mudaram o seu modo de ir para a escola de carro para a pé, de T1 para T2 e T3. Em T1 apenas a norma injuntiva dos pais relativamente a ir pé está negativamente correlacionada com ir de carro, enquanto em T2 passou a estar também correlacionado a norma injuntiva dos pais e a norma injuntiva e descritiva dos colegas. Para o comportamento ir a pé, passou de uma para três correlações em T2. Estes dados permitem concluir três coisas: que a campanha leva a mudança de comportamento; que leva a que as crianças alterem as suas perceções relativas às normas acompanhando a mudança de comportamento; que a correlação entre as normas e os comportamentos aumenta durante e após a campanha.
en
This is an exploratory study with 62 children with ages between 4 and 10, which followed the Traffic Snake game campaign in a school in Lisbon, aiming to promote sustainable modes of travel. The study was based on Focus Theory of Normative Conduct, through which we developed hypotheses about how the perceptions on injunctive and descriptive norms help to predict a change travel mode choice to school. We developed a questionnaire which measures the travel behavior to school (walking, bicycle, bus, car) and the injunctive and descriptive norms of the significatives (parents, teachers, colleagues). This instrument was applied in three instants: before the intervention (T1), during the intervention (T2) and three weeks after the intervention (T3). We have concluded that children have on average changed their travel mode from car to walking, from instant T1 to instant T2 and T3. In T1, only the injunctive norm of the parents in relation to walking is negatively correlated with the car choice behavior, while in T2 also the injunctive and descriptive norms of the parents and the descriptive norm of the colleagues with the car are correlated. For the walking behavior, it passes from one correlation to three correlations in T2. The data allows to conclude three things: that the campaign led to the desired behavior change; that it led the children to change their perceptions on norms in relation to the travel mode to school; that the correlation between perceived norms and behavior increased during and after the campaign.

Data

19-mar-2018

Palavras-chave

Portugal
Children
Psicologia social
Criança
Transportes
Mudança de comportamento
Norma social
Descriptive norm
Injunctive norm
Sustainable mobility

Acesso

Acesso livre

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