Título
O papel das normas descritivas e injuntivas na mobilidade sustentável: um estudo exploratório com crianças entre os quatro e os dez anos de idade
Autor
Bernardino, Filipa Alexandra dos Santos Dias Afonso
Resumo
pt
Este é um estudo exploratório com 62 crianças com idades entre os 4 e os 10 anos, que
acompanhou a campanha da Serpente Papa-Léguas numa escola na região de Lisboa, para
promover modos de transporte sustentáveis. O estudo foi baseado na Teoria do Foco da Conduta
Normativa em que desenvolvemos hipóteses sobre a forma de como as perceções das normas
injuntivas e descritivas ajudam a prever uma mudança de comportamento no modo de ir para a
escola. Desenvolvemos um questionário onde medimos o comportamento de ir para a escola (a
pé, de bicicleta, autocarro e carro) e as normas injuntivas e descritivas dos referentes (pais,
professores, colegas). Este instrumento foi aplicado em três momentos: antes da intervenção
(T1) durante a intervenção (T2) e três semanas após a intervenção (T3). Concluímos que as
crianças em média mudaram o seu modo de ir para a escola de carro para a pé, de T1 para T2 e
T3. Em T1 apenas a norma injuntiva dos pais relativamente a ir pé está negativamente
correlacionada com ir de carro, enquanto em T2 passou a estar também correlacionado a norma
injuntiva dos pais e a norma injuntiva e descritiva dos colegas. Para o comportamento ir a pé,
passou de uma para três correlações em T2. Estes dados permitem concluir três coisas: que a
campanha leva a mudança de comportamento; que leva a que as crianças alterem as suas
perceções relativas às normas acompanhando a mudança de comportamento; que a correlação
entre as normas e os comportamentos aumenta durante e após a campanha.
en
This is an exploratory study with 62 children with ages between 4 and 10, which followed the
Traffic Snake game campaign in a school in Lisbon, aiming to promote sustainable modes of
travel. The study was based on Focus Theory of Normative Conduct, through which we
developed hypotheses about how the perceptions on injunctive and descriptive norms help to
predict a change travel mode choice to school. We developed a questionnaire which measures
the travel behavior to school (walking, bicycle, bus, car) and the injunctive and descriptive
norms of the significatives (parents, teachers, colleagues). This instrument was applied in three
instants: before the intervention (T1), during the intervention (T2) and three weeks after the
intervention (T3). We have concluded that children have on average changed their travel mode
from car to walking, from instant T1 to instant T2 and T3. In T1, only the injunctive norm of
the parents in relation to walking is negatively correlated with the car choice behavior, while in
T2 also the injunctive and descriptive norms of the parents and the descriptive norm of the
colleagues with the car are correlated. For the walking behavior, it passes from one correlation
to three correlations in T2. The data allows to conclude three things: that the campaign led to
the desired behavior change; that it led the children to change their perceptions on norms in
relation to the travel mode to school; that the correlation between perceived norms and behavior
increased during and after the campaign.