Título
O efeito das práticas de gestão de recursos humanos na síndrome de "burnout" dos docentes de uma escola profissional
Autor
Lopes, Cristina Feliciana Vidigal
Resumo
pt
A Escola como qualquer Organização cumpre a sua missão em contextos competitivos, que
exigem eficácia e eficiência. O próprio enquadramento legal da escola em Portugal reforça tal
imperativo. A comunidade em que esta se insere e a sociedade em geral pressionam a escola
para que esta preste serviços de qualidade e assegure instrução e educação aos seus membros.
Neste contexto, os colaboradores e a sua gestão, são fatores determinantes para o sucesso ou
insucesso da escola e da sua melhoria continua.
Este estudo tem como objetivo analisar o efeito das Práticas de Gestão de Recursos
Humanos percecionadas, no índice de "burnout" dos docentes, numa escola profissional do
distrito de Lisboa. A estratégia metodológica foi a estudo de caso, combinando informação
qualitativa e quantitativa, de modo a compreender num contexto real e especifico a relação
das práticas de gestão de recursos humanos, o "burnout" e contrato psicológico dos docentes da
escola em análise.
O "burnout" na classe docente tem sido alvo de diversos estudos e investigações, sendo
evidenciada a exposição desta classe profissional à exaustão laboral. Porém poucos estudos
nos indicam até que ponto as práticas de gestão das pessoas podem ou não inibir o stress, em
particular, no grupo profissional dos docentes.
A organização em estudo tem 35 professores ao serviço, leciona atualmente o 3º ciclo
do ensino básico, com cursos vocacionais e cursos de educação e formação, o ensino
secundário, com cursos profissionais nas áreas de Produção Agrária, Turismo Rural e
Ambiental, Viticultura e Enologia, Recursos Florestais e Qualidade Alimentar, e ensino
superior, em parceria com uma Escola Superior Agrária que ministra um Curso de
Especialização Tecnológica.
Os resultados revelam que as práticas de RH são percecionadas como consistentes, e
correlacionam-se negativamente com o índice de "burnout", apontando para efeitos positivos da
gestão das pessoas na redução de níveis de stress, "burnout" e incremento de um contrato
psicológico tipo relacional entre professores e organização.
en
School, as any other organization, always fulfils its mission in a competitive environment in
constant demand of efficiency. Its legal framing in Portugal itself reinforces such
particularity. School is pressured to service in quality and assures instruction and education to
its members by the community it is in, as well as by society in general. In this context, its coworkers and management team stand as a key factor to both its success or failure and its
continuing improvement.
Our study’s aim is to analyze the effect of Human Resources Management Practices in
a vocational school in the Lisbon district, the result of which will be perceived by the index of
teachers’ burnout. The methodological strategy adopted was based in a case study, combining
both quantitative and qualitative information in order to fully understand, in real life context,
the relationship between human resources management practices, burnout and teachers’
psychological contract in that specific school.
Teachers’ burnout has been the target of several studies and investigations which point
out the exposure of this particular professional group to labor exhaustion. Nonetheless, few
studies show to what extend the human resources management practices can or cannot inhibit
stress, particularly in this professional group.
The educational organization in which the present study was conducted has 35
teachers. Nowadays, it has junior high students attending vocational courses and well as
Education and Training Courses (CEF). High school students attend professional courses in
diverse areas, such as Agrarian Production, Environmental and Rural Tourism, Viticulture
and Enology, Forestry Resources and Food Quality. Moreover, the school also offers a higher
education course, classified as a Technological Specialization course, as part of a partnership
with an Agrarian College (Escola Superior Agrária).
The results of the present study show that the human resources management practices
are understood as being consistent and are inversely related to the burnout index. Therefore,
people’s management can have positive results on what concerns the decrease of stress levels,
burnout, and the development of a relational-type of psychological contract between teachers
and the educational organization.