Título
Modelos mentais dos profissionais e comunicação organizacional em situações de calor extremo
Autor
Fonseca, Hugo Lima Teixeira da
Resumo
pt
A capacidade do comunicador avaliar o conhecimento do recetor é um pré-requisito para uma
comunicação eficaz, permitindo-lhe adaptá-la ao seu alvo de informação (Bromme, Rambow &
Nückles, 2001). No entanto, os especialistas geralmente subestimam ou sobrestimam o
conhecimento dos leigos (Wittwer, et al., 2008), criando obstáculos a uma comunicação eficaz.
Visando analisar este efeito, o presente estudo focou-se em profissionais (e.g. bombeiros)
cujas funções incluem a comunicação de riscos e ações preventivas, para os cidadãos.
Primeiro procurou-se identificar os modelos mentais dos profissionais sobre Eventos
Climatéricos de Calor Extremo (ECCEs) e se informação prévia e crenças prévias sobre o nível
de conhecimento dos cidadãos, e o próprio nível de conhecimento dos profissionais,
explicariam a definição de prioridades de comunicação aos cidadãos, sobre riscos e ações
preventivas. Utilizou-se um estudo multi-método quantitativo-qualitativo, com manipulação
experimental de informação prévia sobre os cidadãos, realização de entrevista semiestruturada
e questionário a uma amostra de 119 participantes. O segundo objetivo correspondeu à análise
dos conteúdos, canais e processos de comunicação entre entidades governamentais e destas
para os cidadãos. Os resultados demonstraram a ausência de um efeito de informação
fornecida sobre os cidadãos e identificaram como preditores da definição de prioridades, o
próprio conhecimento dos profissionais e a sua perceção do perigo associado a ECCEs. Num
nível organizacional, questiona-se se alguns conhecimentos enviesados observados nos
profissionais, poderão ter antecedentes nos processos de comunicação organizacional,
salientando a necessidade de formação de profissionais e a revisão dos conteúdos e processo
de comunicação ao longo dos canais organizacionais.
en
The ability of the communicator to evaluate the recipient's knowledge is a prerequisite for
effective communication, allowing him to adapt it to the information target (Bromme, Rambow &
Nückles, 2001). However, experts often underestimate or overestimate laypeople's knowledge
(Wittwer, et al., 2008), thus creating barriers to effective communication. In order to analyze this
effect, the present study focused on professionals (e.g. Firefighters) whose functions include
communication of risks and preventive actions to citizens. The first goal sought to identify these
professionals’ mental models of Extreme Heat Weather Events (EHWEs) and if previous
information and previous beliefs about the level of citizens’ knowledge, and the professionals’
own level of knowledge, would explain the definition of communication priorities to citizens,
about risks and preventive actions. A quantitative-qualitative mixed-method study was used with
experimental manipulation of previous information about citizens’s knowledge level, and a semistructured interview and questionnaire applied to a sample of 119 participants. The second goal
aimed to analyze the content, channels and processes of communication between
governmental entities and of these for the citizens. The results demonstrated an absent effect of
the information provided on citizens, and identified as predictors of communication prioritization
the professionals' own knowledge and their perceived danger of EHWEs. At an organizational
level, it is questioned whether some biased knowledge observed in professionals may have
antecedents in organizational communication processes, stressing the need for professional’s
training and a review of the communication content and process across organizational
channels.