Título
“Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro!” : construção de um programa de prevenção primária de abuso sexual para crianças em idade pré-escolar
Autor
Lopes, Ana Catarina Alves
Resumo
pt
O abuso sexual de crianças é uma problemática com prevalência significativa por todo
o mundo, com consequências graves para as vítimas, a curto, médio e longo prazos. Apesar de
nos últimos anos se terem desenvolvido em Portugal materiais de prevenção primária do
abuso sexual para crianças em idade escolar (Agulhas, Figueiredo, & Alexandre, 2016), onde
a prevalência do abuso é mais elevada, são praticamente inexistentes materiais que trabalhem
a problemática na idade pré-escolar, embora a literatura demonstre vantagens em trabalhar
desde cedo conhecimentos e competências que protejam a criança, tendo em conta que já
conseguem reconhecer situações abusivas e reportá-las. A presente dissertação tem como
objetivo apresentar a construção do programa “Picos e Avelã à descoberta da Floresta do
tesouro!” para crianças dos 3 aos 6 anos. A sua construção teve na base uma avaliação de
necessidades com 20 educadores de infância, cujo objetivo era analisar com estes a melhor
forma de abordar a temática. Após a sua construção, foi efetuado o pré-teste aos materiais
com 25 educadoras de infância. Para além das sugestões à estrutura e conteúdos do programa
(“Manual de Orientação”, história e atividades), estes referem tratar-se de uma ferramenta
importante para trabalhar competências de proteção pessoal e fazer uma articulação escolafamília sobre o tema. O programa é constituído por 21 atividades didáticas, divididas por seis
temas “O meu corpo”, “Bons toques, maus toques”, “Emoções”, “Segredos bons, segredos
maus”, “Dizer sim, dizer não” e “Pedir Ajuda”, que são desenvolvidas ao longo da história,
fundamentais para trabalhar o tema
en
The sexual abuse of children is an issue with a significant prevalence throughout the
world, resulting in serious consequences for the victims, in the short, medium and long term.
Although in the last years primary sexual abuse prevention materials for school-age children
have been developed in Portugal (Agulhas, Figueiredo, & Alexandre, 2016), where the
prevalence of abuse is higher, there are practically nonexistent materials that deal with the
problem in the pre-school age, although literature shows advantages in developing, from an
early age, knowledge and skills that protect the child, since they become capable of
identifying abusive situations and reporting them. The present dissertation aims to present the
formation of the program "Picos e Avelã à descoberta da Floresta do tesouro!", for children
from ages 3 to 6 years old. Its construction was based on a needs assessment with 20
children’s educators, in which the objective was to analyze with them the best way to
approach the subject. After its construction, materials were pre-tested by 25 kindergarten
teachers. In addition to suggestions for the structure and contents of the program ("Guidance
Manual", history and activities), these refer to being an important tool for working on
personal protection skills and to make a school-family articulation on the theme. The program
consists of 21 didactic activities, divided by six themes "My body", "Good touches, bad
touches", "Emotions", "Good secrets, bad secrets", "Say yes, say no" and "Ask for help”,
which are developed throughout the story and that are fundamental to working the subject