Título
Avaliação de modelos de negócio inovadores em PME: a servitização dos fabricantes de tecnologia de produção avançada para as rochas ornamentais
Autor
Simões, João Miguel Rodrigues
Resumo
pt
Variadas empresas industriais de referência têm apostado no crescimento, adotando a
servitização como estratégia integrada de produtos/serviços, gerando vantagem competitiva
relativamente à concorrência por baixos custos. Esta dissertação visa avaliar a relevância de
modelos de negócio suportados na servitização, para PME Fabricantes de Tecnologia de
Produção Avançada para as Rochas Ornamentais (RO).
Assim, concebeu-se e testou-se um modelo conceptual que proporciona um contexto holístico
transversal para as operações, incluindo três dimensões: estratégia, estrutura organizacional,
infraestrutura tecnológica. Este modelo suporta um processo de inquérito organizado e
sistemático para endereçar o estado-da-arte da servitização, nos dois casos de estudo. Os dados
primários foram recolhidos por entrevistas semi-estruturadas, completadas por observação "in
loco" e dados secundários. Confirmou-se qualitativamente a usabilidade/utilidade do modelo
para discutir e avaliar modelos de negócio inovadores numa PME, pela relevância dos
resultados obtidos.
Foram detetados estágios primários de servitização que tenderão a evoluir, em função da adoção
como "standard" para a estrutura organizacional, quer de plataformas tecnológicas digitais
associadas à Indústria 4.0, quer de redes colaborativas (RC). Constatou-se ainda, a ausência de
inovação aberta por parte dos clientes, gerando fortíssimos sentimentos de posse dos recursos
físicos, capital, informação e dados, o que condiciona a servitização e ameaça a sobrevivência
do "cluster". Contudo, a esperada introdução obrigatória do "Building Information Modeling" irá
requerer RC operacionalizadas em organizações virtuais e respetivos ambientes de criação,
gerando vantagem competitiva nas RO e viabilizando o progresso da servitização. O projeto
mobilizador INOVSTONE 4.0 exemplifica esta dinâmica inovadora no "cluster" das RO.
en
Many industrial companies have been adopting servitization as an integrated product/service
strategy to achieve growth and competitive advantage concerning low cost competition. This
thesis aims at assessing the relevance of servitization business models for Advanced
Manufacturing Technology (AMT) SME that supply the Ornamental Stones (OS) cluster.
A conceptual framework was designed and tested. It proposes a holistic context that is cross
sectional to SME operations by addressing strategy, organizational structure, technological
infrastructure. The framework supports an organized and systematic process of inquiry to
approach the state-of-the-art of servitization in the investigated case studies. Primary data were
gathered by semi-structured interviews and, completed by in loco observation and secondary
data. The framework usefulness/usability to discuss and assess the adoption of innovative
business models in a SME was qualitatively confirmed by the outcomes relevance.
This research has identified primary stages of servitization taking place into the AMT SME.
They might progress towards advanced servitization, if both digital business platforms
associated with Industry4.0 and collaborative networks are deployed as the standard for
organisational arrangements. Moreover, the lack of open innovation in the OS SME generates
strong feelings of ownership towards physical resources, capital, information and data that
constrains the progress of servitization and provides a threat to the cluster survival. However,
a mandatory progress towards "Building Information Modeling" is expected, which is going to
generate strong requirements for virtual breeding environments and virtual organisations that
will leverage competitive advantage and enable servitization progress. INOVSTONE 4.0
initiative exemplifies this innovative dynamic in OS.