Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Título

Relação entre organização aprendente e employee engagement: O papel da autonomia e da missão em organizações com e sem fins lucrativos

Autor
Silva, Neuza Sofia Armez
Resumo
pt
O século XXI veio amplificar as transformações e automações estruturais que marcam as mais recentes realidades, pelo que é exigido às organizações contemporâneas uma cada vez maior adaptação à mudança e contínua aprendizagem. Apesar de uma literatura e investigação eminente focada no conceito de organização aprendente, existe uma carência de pesquisa que investigue o efeito da organização aprendente em aspetos como as consequências positivas concretas e com provas empíricas, advindas desse investimento em criar este tipo de organização, em particular, consequências relativas ao envolvimento dos trabalhadores com a própria organização (comumente adotada a expressão inglesa, employee engagement). Para além deste estudo se propor a analisar as relações entre estas variáveis, pretende ainda detetar que influência moderadora tem a natureza das próprias organizações (com ou sem fins lucrativos), aspeto também este que carece de investigação. O estudo foi desenvolvido através da aplicação de um survey a colaboradores de ONGs e organizações lucrativas portuguesas, constituído por quatro instrumentos, obtendo-se uma amostra de 257 participantes. Os resultados obtidos indicam que a criação de uma organização aprendente se apresenta significativamente associada ao employee engagement presente e, concludentemente aplicando o modelo de mediação, suporta-se as hipóteses de que, tanto a autonomia dos colaboradores como a conexão com a missão, são mediadoras desta relação. Mais se acrescenta que este modelo é mais verdade na realidade das organizações lucrativas, ou seja, existem diferenças significativas entre a realidade portuguesa de gestão das ONGs e das organizações lucrativas que deverá ser tida em conta quando aplicadas novas práticas.
en
The 21st century has amplified the structural transformations and automations that mark the most recent realities, therefore contemporary organizations are increasingly required to adapt to change and continuous learning. Despite an eminent literature and research focused on the concept of learning organization, there is a lack of research that investigates the effect of the learning organization in aspects such as concrete positive consequences and with empirical evidence, arising from this investment in creating this type of organization, in particular, consequences related to the involvement of workers with the organization itself - commonly known as employee engagement. Not only does this study intend to analyze the relationships between these variables, it also intends to detect what moderating influence the nature of the organizations have in it (for-profit or nonprofit), which is also an aspect that lacks investigation. The study was developed through the application of an online questionnaire to employees of Portuguese NGOs and profitable organizations, consisting of four instruments, obtaining a sample of 257 participants. The results obtained indicate that the creation of a learning organization is significantly associated with the present employee engagement and, conclusively, applying the mediation model, the hypothesis that both the employees’ autonomy and the connection with the organization’s mission are mediators of the relationship, are supported. It is also added that this model is truer in the reality of profitable organizations, that is, there are significant differences between Portuguese management reality of NGOs and profitable organizations, that should be taken into account when applying new practices.

Palavras-chave

Autonomia
Autonomy
NGO
ONG Organização não-governamental
Organização Aprendente
missão
Employee engagement
Organização lucrativa
Leaning organization
Organizational mission
Profitable organizations

Acesso

Acesso livre

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