Título
Caso pedagógico: Óbidos, Lourinhã e o "Place Marketing"
Autor
Pedro, Filipa Sofia da Silva
Resumo
pt
Nos últimos anos muito se tem ouvido falar da Marca Portugal, e da implementação da
mesma pelos sucessivos governos. Quer através de campanhas promocionais como
forma de atrair turistas, quer através de um conjunto de medidas que visam a captação
de novos investidores e de novos residentes. Não sendo, menos verdade que também
muitas regiões, cidades e vilas portuguesas a muito têm o mesmo tipo de preocupações
e que tem vindo a desenvolver um conjunto políticas e iniciativas com objetivo de
potenciar e desenvolver o seu crescimento em termos económicos, sociais e até
culturais. É caso da vila de Óbidos, um caso de reconhecido sucesso no nosso país.
Este caso pedagógico insere-se nesta problemática, nomeadamente sobre o trabalho
desenvolvido pela Câmara Municipal de Óbidos com o intuito de retirar aprendizagens e
diretrizes que possam ser aplicadas em outras vilas e cidades, neste caso em concreto, à
vila da Lourinhã.
De forma a contextualizar e facilitar o entendimento sobre a temática em estudo e para
um maior entendimento sobre o tema irá ser apresentada uma abordagem teórica sobre o
tema Place Branding e Place Marketing com base em três vetores a Estratégia, Produto
e Público-Alvo.
O cariz pedagógico é justificado não só pela importância que o tema assume no
desenvolvimento local, regional, nacional e até internacional. Mas também pelo intuito
de fomentar um olhar mais crítico sobre os locais em que nascemos, crescemos e
vivemos. Porque todos nós diretamente ou indiretamente somos intervenientes neste
processo.
en
In recent years much has been heard of the Portugal Brand, and the implementation of it
by successive governments. Whether through promotional campaigns as a way to attract
tourists or through a set of measures aimed at attracting new investors and new
residents. It is not untrue that many Portuguese regions, towns and villages also have
the same kind of concerns and have been developing a set of policies and initiatives
aimed at enhancing and developing their growth in economic, social and even cultural
terms . It is a case of the town of Óbidos, a case of recognized success in our country.
This pedagogical case is part of this problem, in particular on the work carried out by
the Municipal Council of Óbidos with the aim of removing learning and guidelines that
can be applied in other towns and cities, in this case in particular, the town of Lourinhã.
In order to contextualize and facilitate the understanding about the theme under study
and for a greater understanding about the theme, a theoretical approach will be
presented on the theme Place Branding and Place Marketing based on three vectors:
Strategy, Product and Target.
The pedagogical aspect is justified not only by the importance that the theme assumes in
local, regional, national and even international development. But also in order to foster a
more critical look at the places where we are born, grow and live. Because we are all
directly or indirectly involved in this process.