Título
O sucesso escolar de alunos ciganos: estudo de caso numa escola de 1º ciclo do ensino básico em Lisboa
Autor
Almeida, Sofia Ferreira Sotto-Mayor de
Resumo
pt
No âmbito do Curso de Mestrado em Educação e Sociedade propus-me fazer a presente
dissertação, tendo como questão de partida a seguinte interrogação: “Que processos
familiares podem explicar o sucesso “inesperado” de alunos de etnia cigana?”.
O objetivo principal foi perceber as práticas e os processos familiares que as famílias de
etnia cigana utilizam que possam relacionar-se com o sucesso ou o insucesso escolar dos
seus filhos.
Como metodologia foi adotado um estudo de caso que integrou a análise documental dos
processos escolares dos alunos e entrevistas aos progenitores (cinco mães) destas
crianças. As entrevistas permitiram estabelecer uma comparação entre pais, cujos filhos
têm sucesso escolar, ou insucesso, e ainda verificar quais as praticas utilizadas por estes.
Foi escolhida uma escola de 1º ciclo do ensino básico em Lisboa, que apresenta um
número elevado de alunos de etnia cigana.
Concluindo, é devido à experiência que cada criança tem no seio escolar que se poderá
constatar a diferença e desigualdade no seu desempenho, ou seja, embora sejam poucos
os traços que distinguem a vida familiar destas crianças, é a experiencia que vai ter o papel principal.
en
As a part of the Master's Degree in Education and Society I set out to make this
dissertation, taking as a starting point the following question: "What family processes can
explain the "unexpected" success of gypsy students?"
The main objective was to understand the family practices and processes that Roma
families use that can relate to the success or failure of their children.
The method adopted was a case study that integrated the documental analysis of the
students' school processes, and interviews with the parents (five mothers) of these
children. The interviews allowed to establish a comparison between parents, whose
children are successful at school or, unsuccessfully, and also verify the practices used by
them.
The chosen school for the study was a Lisbon primary school, with a large number of
gypsy students.
In conclusion, it is due to the experience that each child has within the school that one
can see the difference and inequality in their performance, that is, although there are few
traces that distinguish the family life of these children, it is the experience that will have
the main role.