Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Título

A relação entre os estados emocionais positivos e o envolvimento no processo criativo no contexto organizacional: O papel mediador da inteligência emocional, da auto-eficácia criativa e do suporte organizacional

Autor
Vale, Alexandra Sofia Mateus
Resumo
pt
Os estados emocionais positivos são cada vez mais, um conceito sólido e de relevo nas organizações, e como tal, é imperativo que se reconheça o seu potencial associado à criatividade e, consequentemente, associado ao envolvimento no processo criativo, conceito este, pouco estudado até então. Neste sentido, esta abordagem permite, valorizar e adaptar essas competências num contexto organizacional de mudança e complexidade. Identificada a importância deste tópico, o presente estudo tem como objetivo estudar a relação, entre a dimensão dos estados emocionais positivos e o envolvimento no processo criativo, adicionando outras variáveis, sendo estas, a inteligência emocional, a auto-eficácia criativa e o suporte organizacional, como variáveis mediadoras da relação acima referida. O modelo foi testado a partir de uma amostra composta por 285 indivíduos entre os 19 e os 61 anos de idade, e com vínculo laboral ativo. Os resultados obtidos revelam uma relação positiva e significativa entre os estados emocionais positivos e o envolvimento no processo criativo, assim como, um papel mediador, das variáveis inteligência emocional, auto-eficácia criativa e suporte organizacional. Por fim, apresentam-se implicações para as práticas de gestão de recursos humanos, limitações da presente investigação, bem como sugestões para estudos futuros.
en
Increasingly, positive moods are a solid and relevant concept in organizations, and it is imperative to recognize their potential associated with creativity and, consequently, associated with creative process engagement, a concept that has not been much studied. Thus, this approach allows, valuing and adapting these competences in an organizational context of change and complexity. Identified the importance of this topic, this study aims to study the relationship between the dimension of positive moods and the creative process engagement, adding other variables, such as emotional intelligence, creative self-efficacy and organizational support, as mediating variables. The model was tested on a sample of 285 employees between 19 and 61 years of age. The results obtained, reveal a positive and significant relationship between the positive emotional states and the creative process engagement, as well as a mediating role, of the emotional intelligence, creative self-efficacy and organizational support variables. Finally, there are implications for the human resources management fields, along with limitations of this research, and suggestions for future studies.

Data

25-mai-2018

Palavras-chave

Auto-eficácia
Gestão de recursos humanos
Criatividade
Creativity
Inteligência emocional
Ambiente organizacional
Afeto
Affect
Creative process engagement
Positive moods

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo