Título
Business model transformation of traditional newspaper industry to OMNI MEDIA
Autor
CAO, Feng
Resumo
pt
O rápido desenvolvimento das tecnologias de informação, em particular da internet
móvel, provocou um grande choque da indústria tradicional dos jornais. O estudo do processo
de transformação da indústria tradicional dos jornais com vista à sua sobrevivência é de
capital importância. Com esta pesquisa tentamos compreender os mecanismos de mudança e
ação durante o processo de transição da indústria tradicional para a mídia onipresente.
Começamos por proceder á revisão de literatura sobre os seguintes temas; mídia onipresente,
recursos de informação, vantagem competitiva. Investigamos também a literatura relacionada
com modelos de negócio e recursos organizacionais.
Nesta pesquisa adotamos o método quantitativo. Com base na revisão de literatura
construímos um questionário que enviamos a pessoas que trabalham na indústria para
percebermos o processo de transição da indústria tradicional dos jornais para a mídia
onipresente.
A inovação desta tese reside no fato de ser um dos primeiros estudos sobre os problemas
que afetam a indústria tradicional dos jornais e o modo como a transição da indústria
tradicional para a mídia onipresente foi efetuada num dos grandes jornais Chineses
en
The fast development of the information technologies, particularly, the mobile internet,
has made a great shock in the traditional newspaper industry. The study of the transformation
process of the traditional newspaper industry, for its survival is of great importance. This
research tries to understand the mechanisms of change and action during the process of
transition from the traditional industry to the omni media. We start by doing the literature
review about concepts, such as: omni media, information resources, competitive advantage.
We also researched literature related to business models and organizational resources.
In this research, we adopted the quantitative method. Based on the literature review we
build a questionnaire. We sent the questionnaire to people that works in the industry. We
intend to understand the process of transition from traditional industry to the omni media.
The innovation of the thesis consists in the fact that is one of the first studies about the
problems that affect the traditional newspaper industry and how the transition from the
traditional industry to the omni media was done in one of the biggest Chinese newspaper.