Título
Business model innovation in chinese private art galleries: a dual value proposition model
Autor
Leng, Jinhui
Resumo
pt
Com o rápido desenvolvimento da economia chinesa e a melhoria dos padrões de vida, as
necessidades espirituais têm também vindo a aumentar e cada vez são mais as pessoas que, na
China, apreciam, investem e colecionam arte. Este aumento nota-se também no número
crescente de galerias de arte privadas que, na ausência de subsídios governamentais,
investimento privado ou mecenato, têm de encontrar formas de satisfazer objetivos sociais e
comerciais para garantir uma gestão sustentável.
Esta tese propõe um novo tipo de modelo de negócios que, em contraste com a linearidade
do modelo de negócios tradicional, integra a dupla natureza das galerias de arte no contexto
chinês através de uma proposta de valor assente na teoria das redes de relações. O modelo
pretende resolver o conflito existente entre a necessidade de satisfazer objectivos sociais e
comerciais e agregar os diversos tipos de valor característicos das obras de arte, demonstrando
que o dinamismo e a riqueza das redes de relações favorecem a integração destes objectivos
com vista à promoção integral do valor artístico.
A tese utiliza diversos casos de estudo de galerias privadas na província de Sichuan, China,
e uma extensa coleção de entrevistas, trabalho de campo e dados secundários. Ao longo de dois
anos foram visitadas cinco galerias, entrevistados 42 artistas, 10 gestores, 9 professores de arte
e recolhida documentação secundária obtendo-se, no total, mais de 300 mil palavras em chinês.
O material foi depois processado através de análise de conteúdo e triangulação de dados. A
análise permitiu (1) confirmar a natureza conflitual entre objectivos sociais e comerciais com
que se debatem as galerias de arte privadas; (2) identificar que a libertação do valor da arte se
processa em constante interação entre criador, apreciador e canal de distribuição; (3) identificar
ainda que apenas o valor explícito da obra de arte pode ser integralmente libertado ao contrário
do que acontece com o valor potencial, baseado nas redes de relações promovidas entre
apreciadores. Numa primeira fase a tese propõe um modelo tridimensional em hélice para
representar o processo de formação do valor artístico, segundo o qual o valor potencial permite
a integração de objectivos comerciais e sociais.
É também duplo o objectivo fundamental desta tese: (1) expor as limitações do modelo de
negócios tradicional e (2) apresentar um novo modelo que permita optimizar a capacidade das
organizações artísticas corresponderem a objectivos sociais e comerciais e libertarem ao
máximo as diversas formas do valor artístico. Verificou-se, através da recolha e análise de dados,
que as redes de relações proporcionam o dinamismo e a riqueza necessários para transportaresse valor e foi com base nelas que se chegou a um novo modelo de negócios que integra os
elementos principais do modelo tradicional com a teoria das redes de relações propondo um
novo modelo não linear, mas evolucionário, que se designou por “vulcão” para retratar a intensa,
contínua e não totalmente conhecida atividade desenvolvida pelas redes, semelhante à lava no
interior de um vulcão.
Partindo de três abordagens teóricas – as teorias do valor, das redes de relações e do
modelos de negócio – esta tese integra as três perspectivas e, com base numa extensa recolha
de dados tratados qualitativamente, propõe um novo modelo de negócio que pode acrescentar
algo à teoria existente e ser útil para as organizações que negoceiam em arte e se debatem com
a dupla necessidade de satisfazer objectivos sociais e comerciais e de libertar o valor explícito
e potencial das obras para a completa realização do valor artístico.
en
With the rapid development of China's economy, people's living standards continue to
improve, spiritual needs are constantly increasing, and more and more people participate in the
appreciation, investment and collection of art. Private art galleries are constantly emerging but,
in the absence of government subsidies, private capital or donations, have to consider their dual
nature of commerciality and commonweal to ensure a sustainable management. Based on the
network theory, this thesis puts forward a new type of business model for private art galleries
in the Chinese context, as opposed to the traditional linear model, in order to integrate this dual
nature. The aim is to resolve the conflict between commerciality and commonweal and to
integrate the different kinds of value specific to art works revealing that the dynamism and
richness of networks allow for such integration and enable the full release of artistic value.
The research uses multiple case studies of private galleries in Sichuan province, China, as
well as an extensive collection of interviews, fieldwork and secondary data. Along two years,
five galleries have been visited, 42 artists, 10 executives and 9 art professors have been
interviewed and substantial secondary data were analyzed. In the whole, 300,000 words in
Chinese have been collected and processed through content analysis and data triangulation. The
analysis allowed to (1) verify the conflictual nature of commerciality and commonweal that
private galleries need to address; (2) identify that the release of artistic value is a process
developed through the interaction among creators, appreciators and brokers; (3) identify that
only explicit value may be fully released while potential value is constantly promoted through
networks that emerge among appreciators. On a first stage the thesis proposes a double helix
model based on artistic value where potential value provides space for integrating
commerciality and commonweal.
There is also a dual purpose in this thesis: (1) to reveal the limitations of the traditional
business model canvas and (2) to present a new business model aiming at optimizing the ability
of art organizations to fulfill the dual aim of commerciality and commonweal for the full release
of artistic value. The data collected enabled to conclude that networks contain the dynamism
and richness required for the transport of artistic value and, based on them, a new business
model was developed, integrating the main elements of the traditional business model canvas
with the network theory and proposing an evolutionary, volcano like model, so as to express
the intense, continuous and often ignored activity developed by networks and that resembles
the lava in a volcano.The thesis draws from three theoretical approaches – value, network and business model
theories – and integrates the three of them. Then, based on qualitative data collection and
analysis, proposes a new business model that may add to existing theory and aims at being
useful for those art organizations that face the need to satisfy commerciality and commonweal
and to release both explicit and potential value for the full realization of artistic value