Título
Inovação tecnológica e os bancos comerciais da cidade de Belém: caso Bradesco
Autor
Florenzano, Daniel Picanço
Resumo
pt
Este trabalho pretende compreender a capacidade da inovação para modificar a realidade dos bancos
para que tenham a oportunidade de serem mais competitivos neste mundo globalizado. A tecnologia de
ponta que rapidamente chega aos bancos por intermédio de expressivos investimentos em pesquisa e
desenvolvimento permite que os grupos financeiros passem ganhar cada vez mais espaço em um
mercado muito competitivo. Este estudo pretende averiguar qual o nível de preocupação com a
qualidade de seus serviços e verificar a importância da aplicação dos avanços tecnológicos em um
banco comercial que visa ser mais competitivo no mercado atual. A pesquisa é realizada na cidade de
Belém do Pará, localizada no extremo norte do Brasil. Tal pesquisa foi realizada no âmbito do grupo
Bradesco, por meio da aplicação de um estudo de caso, com mais de 50 colaboradores, incluindo
gestores, demais funcionários, que seriam os responsáveis pela implementação e execução da
estratégia de inovação adotada no banco e 600 clientes.
en
This work aims to understand the ability of innovation to change the reality of the banks to have the
opportunity to be more competitive in the new globalized world. The ability to innovate is restricted to
the time in which man lives, but the cutting-edge technology that quickly comes to the banks through
significant investment in research and development allows these groups to gain more space in a very
competitive market. This study aims to find out what level of concern about the quality of their
services and verify the importance of application of technological advances in a commercial bank that
aims to be more competitive in today's market. The search is performed in the city of Belém do Pará,
in the extreme north of Brazil. This research was conducted within the group Bradesco, through the
application of a case study, with over 50 employees, including managers, other employees, who would
be responsible for the implementation and execution of the innovation strategy adopted in the
bank, and 600 customers.