Título
A escola sem fios: o flipped learning no ensino da Prótese Dentária
Autor
Paulo, João António Carvalho
Resumo
pt
Palavras-chave: flipped learning, b-learning, prótese dentária, demonstração vídeo.
No início deste século, O sistema educativo vive momentos de incerteza, preocupação e
desafio face ao futuro. A adaptação a uma nova realidade imposta pelas novas tecnologias
da comunicação e informação é uma necessidade premente.
Com este panorama bem presente foi idealizado este projeto, cujo objetivo foi a introdução de
um modelo flipped learning na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.
O projeto é um estudo de caso em que a amostra foi constituída por duas Turmas da FMDUL,
num total 31 alunos. A turma A foi o alvo do projeto. A turma B seguiu a metodologia
tradicional, sendo portanto o grupo de controlo.
As ferramentas de avaliação foram qualitativas (focus group, diário de bordo e observação
participante) e quantitativas (inquérito por questão fechada). Foi ainda utilizada a análise
documental de resultados académicos e da matéria sumariada.
As conclusões deste estudo são em tudo coincidentes com a literatura, obtendo esta
metodologia níveis superiores de colaboração e autoconfiança na sala de aula quando
comparados com o grupo de controlo e libertando o docente das tarefas repetitivas de
demonstração e exposição, passando este a ser um elemento orientador das aprendizagens.
As demonstrações em vídeo foram consideradas muito vantajosas pelos alunos alvo do
projeto, permitindo-lhes ver pormenores em detalhe, e rever passagens menos claras.
Os resultados académicos foram também melhorados.
en
It is undeniable that over the last few decades societies have been subject to radical
transformations, both deep and extremely fast. These transformations have been identified by
several authors and are both cause and consequence of the “digital revolution” that is stirring
up our societies.
The project here presented has as its main objective the introduction of a flipped learning
model in Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa (FMDUL), specifically in Prostodonthics
course (LPD).
With this learning/teaching method, students have video procedures and techniques available
on the net, replacing the traditional live demonstration on the classroom by the teacher.
A case study was accomplished, involving a sample of two classes of LPD’s second year
students, a total of 31 subjects.
The two classes were named turma A and turma B. The first group was the subject of the
experiment, while the latter was the control group. To get a better and deeper insight of the results, both qualitative and quantitative methods
were used, namely focus groups, participant observation, on-board diary, closed question
inquiries (Likert-type scale), and documental analysis.
The project conclusions are completely in line with the reviewed literature, attaining higher
levels of collaboration in the classroom, and increasing student’s self-confidence.
The students that were the target of the project reported great benefits from video
demonstrations, for they were able to clearly see minute details, and repeat the viewing of the
technique until the complete understanding of the procedures.
The grades were also higher in this group (“turma A”).