Título
Gamificação para a melhoria da experiência de aprendizagem dos alunos: caso estudo Learning Scorecard
Autor
Pedroso, Tiago Alexandre Maurício
Resumo
pt
A educação mais tradicional é vista por bastantes estudantes como ineficiente e aborrecida. As
escolas enfrentam enormes problemas como as taxas do sucesso escolar ou as taxas de
desistências causadas pela falta de engagement e motivação por parte dos alunos. Com a minha
investigação proponho a ajudar os professores a combater este problema de desmotivação
através do uso da gamificação.
Nesta investigação passou-se por compreender os passos que são necessários para a
construção de sistemas com gamificação com base no desenvolvimento do game design e na
taxonomia desses elementos. Neste caso utilizou-se a "framework" MDA ("Mechanics, Dynamics
and Aesthetics"). Foi descrito o desenho das mecânicas e dinâmicas de um sistema com
gamificação, no âmbito do "Learning Scorecard" (LS), uma plataforma de "Learning Analytics"
desenvolvida num contexto universitário, cujo foco é melhorar o engagement e motivação dos
alunos para melhorar a sua experiência de aprendizagem numa Unidade Curricular (UC).
Após o desenho, a construção e a demostração foi apresentada uma análise do impacto da
utilização desta plataforma em duas UCs, Sistemas Informáticos de Apoio à Decisão I e II (SIADI
e SIADII), uma do 1º semestre e outra no 2º semestre, respetivamente, no ano letivo 2017-2018
no ISCTE-IUL.
A avaliação dos resultados foi realizada por questionários no final de cada UC, dados gerados
pela plataforma LS e análises comparativas entre resultados obtidos em anos transatos. Os
resultados obtidos são bastante positivos nas vertentes da motivação e/ou "engagement" assim
como no sucesso escolar. Estes resultados encorajam a continuação da investigação em torno
do aperfeiçoamento das técnicas de gamificação do "Learning Scorecard" e em geral da sua
utilização no Ensino Superior.
en
Traditional education is seen by many students as inefficient and boring. Schools face enormous
problems such as low school success rates and/or drop-out rates caused by student’s lack of
engagement and motivation. With my research I propose to help teachers combat this problem
of demotivation through the use of gamification.
In this investigation, we proceeded to understand the steps that are necessary for the construction
of systems with gamification based of game design and the taxonomy of these elements. In this
case we used the framework MDA (Mechanics, Dynamics and Aesthetics). It was described the
design of the mechanics and dynamics of a system with gamification in the scope of the Learning
Scorecard (LS), a platform of Learning Analytics developed in a university context, whose focus
is to improve engagement and motivation of the students to improve their learning experience in
a curricular unit (UC).
After the design, construction and demonstration was presented an analysis of the impact of the
use of this platform in two UCs, Sistemas Informáticos de Apoio à Decisão I and II (SIADI and
SIADII), one of the first semester and another in the 2nd semester, respectively, in the 2017-2018
academic year at ISCTE-IUL.
The evaluation of the results was performed by questionnaires, data generated by the platform
LS and comparative analysis between results obtained in the past years. The results obtained
are quite positive in motivation and/or engagement, as well as in academic success. These results
encourage further research into the improvement of the gamification techniques of the Learning
Scorecard and in general its use in Higher Education.