Título
As primeiras manifestações de relações públicas empresariais no Portugal do início do século XX (1910-1948): modelos de comunicação no caso The Anglo-Portuguese Telephone Co. Ltd
Autor
Santos, João Carlos Pinto Moreira dos
Resumo
pt
O presente estudo tem como objeto de análise as primeiras manifestações de Relações
Públicas (RP) empresariais em Portugal, muito particularmente os modelos de RP adotados
(Grunig e Hunt, 1984), procurando evidenciar o papel do contexto histórico na sua prática.
Cingindo-nos ao período compreendido entre 1910 e 1948, seguimos como estratégia de
pesquisa a metodologia de estudo de caso. Para o efeito, elegemos a The AngloPortuguese Telephone Company, Ltd. (APT), também conhecida como Companhia dos
Telefones, que desenvolveu atividade em Portugal entre 1887 e 1967. Cientificamente,
pretendeu-se contribuir para colmatar as lacunas existentes na historiografia nacional e
europeia das RP empresariais. Nesse sentido, o estudo visou: 1) situar e as origens das RP
em Portugal (termo, conceito, prática e intervenientes), objetivando os seus antecedentes; 2)
determinar e contextualizar as causas subjacentes ao fenómeno; 3) caracterizar o processo
de institucionalização empresarial das RP; 4) determinar a aplicabilidade em Portugal dos
modelos de RP de Grunig e Hunt (1984); 5) evidenciar que fatores conduziram à prática de
um dado modelo de RP ou ditaram a transição entre modelos; 6) aferir a existência em
Portugal de uma progressão evolutiva ao nível das RP; 7) lançar os alicerces para uma
periodização histórica das RP em Portugal. Concluiu-se pela necessidade de revisão do
paradigma historiográfico relativo à introdução das RP no País, pela aplicabilidade dos
modelos de RP e por um processo de coevolução entre as RP e o jornalismo, o qual
constituiu, a par de mudanças inéditas no contexto envolvente, um dos fatores causais no
surgimento das RP.
en
The present study aims to analyze the first manifestations of PR in Portugal, particularly the
PR models adopted (Grunig and Hunt, 1984), seeking to highlight the role played by the
historical context. With reference to the period between 1910 and 1948, a research strategy
of case study methodology was elected, focused on The Anglo-Portuguese Telephone
Company, Ltd. (APT), also known as Companhia dos Telefones, which developed activity in
Portugal between 1887 and 1967. Scientifically, the research intends to help filling the
existing gaps in the national and European PR historiography. As so, seven goals were
defined: 1) to date the origins of PR in Portugal (covering the term, the concept, the practice
and the participants dimensions) and unveil its antecedents; 2) to determine and
contextualize the underlying causes of the phenomenon; 3) to characterize the process of
corporate institutionalization of PR; 4) to determine the applicability in Portugal of the PR
models created by Grunig and Hunt (1984); 5) to evidence which factors led to the practice
of a given RP model or dictated the transition between models; 6) to verify the existence in
Portugal of an evolutionary ethical progression in the PR practice; 7) to lay the foundations
for a historical periodization of PR in Portugal. The study concluded that there is a need to
revise the historiographic paradigm related to the introduction of PR in Portugal. Also, the PR
models are suited to describe the PR history in Portugal. Thirdly, there is a process of coevolution between PR and journalism, which was, along with unprecedented changes in the
overall context, one of the causal factors for the emergence of PR.