Título
A competency model for dispersed military team and role of competencies on work engagement and career competencies
Autor
Yalçin, Bahadir
Resumo
pt
O capital humano constitui um recurso muito importante disponível para qualquer
organização, sendo fundamental para o seu desempenho. Por este motivo, a necessidade de uma
força de trabalho eficaz, competente, envolvida e proactiva, tem aumentado em organizações
não militares e militares.
Esta tese foca as competências de liderança necessárias para comandar uma equipa militar
dispersa (EMD) e o papel das competências de liderança no engagement no trabalho e
competências de carreira. Nesse sentido foram realizados dois estudos. No primeiro estudo,
desenvolvemos um modelo de competências EMD, constituído por dez competências
principais, 5 de liderança e 5 de pertença a equipas.
No segundo estudo, investigámos o papel das competências no engagement no trabalho
e nas competências de carreira utilizando o modelo das Exigências-Recursos e o modelo das
Competências de Carreira como enquadramento teórico. Neste estudo considerámos as
competências de liderança definidas no primeiro estudo e investigámos a relação entre estas
competências e as características do trabalho – exigências e recursos- e o engagement no
trabalho. Posteriormente investigámos a relação entre as competências de liderança e as
competências de carreira.
Os resultados obtidos revelam que as competências apresentam: uma relação positiva
significativa com a clareza de papel, possibilidades de desenvolvimento e uma relação negativa
com o apoio social; uma relação negativa com o conflito no papel e a sobrecarga de trabalho; e
uma relação positiva significativa com o engagement no trabalho, além disso, a clareza do papel
revelou ser mediadora da relação entre as competências e o engagement no trabalho. Em relação
ao papel das competências nas competências de carreira, verificámos uma relação positiva
significativa entre as mesmas.
Globalmente, os nossos resultados sugerem que o domínio das competências afeta a
perceção das condições de trabalho, contribui para maiores níveis de engagement pela sua
influência na clareza de papel, e contribui para o desenvolvimento de competências de carreira.
en
Human assets are important resources available to any organization, being essential for
performance. Therefore, the demand for effective workforce, who are competent, engaged, and
proactive, increases in nonmilitary and military organizations.
This thesis focuses on leadership competencies required to command a dispersed military
team (DMT) and role of leadership competencies on work engagement and career
competencies. We conducted two studies. In the first study, we developed a DMT competency
model, consisting of ten core, five leadership and five membership competencies.
In the second study, we investigated the role of competencies on work engagement and
on career competencies by using Job Demands-Resources model and career competencies
model as theoretical framework. We focused on leadership competencies defined in our prior
study. Firstly, we investigated the relationship between these competencies, and work
charactersitics - job demands and resources - and work engagement. Secondly, we investigated
the effect of leadership competencies on career competencies.
Results showed that competencies displayed a significant positive relationship with role
clarity, positive relationship with possibilities for development and negative relationship with
social support; a negative relationship with role conflict and work overload; and a significant
positive relationship with work engagement, in addition, role clarity mediated the relationship
between competencies and work engagement. Regarding the role of competencies on career
competencies, we observerved a significant positive relationship between competencies and
career competencies. Overall, our results indicated that mastering on competencies affects the
perception of work conditions, contributes for higher levels of engagement through perception
of role clarity and leads to development of career competencies.