Título
Consumer experience and satisfaction of private health management service enterprises in China
Autor
Xue Yufeng
Resumo
pt
A fim de alcançar a maturidade e sucesso da saúde pública, ainda há um longo
caminho a percorrer pela indústria de serviços de gestão de saúde privados na China. Por isso,
existe valor teórico e prático para a realização de investigação em empresas privadas de
serviços de gestão de saúde na China.
Este trabalho introduz sistematicamente o desenvolvimento, as características e o
estado actual da indústria de serviços de gestão de saúde da China por meio de pesquisas
bibliográficas e darevisão de literatura sobre gestão de saúde. O trabalho compara as forças e
fraquezas das organizações de serviços de gestão de saúde privadas e públicas.
Neste trabalho, o método de pesquisa de análise de conteúdo é introduzido no
estudo da experiência e satisfação do consumidor com os serviços privados de gestão de
saúde na China. Como caso de estudo foi usado o Meinian Onehealth Healthcare Holdings
Co., Ltd. Com recurso ao software ROST-CM, foi efetuada a análise de conteúdo dos
comentários online, e identificados os principais factores que influenciaram a experiência do
cliente. A análise de elogios e críticas negativas foi realizada em termos de frequência de
palavras e rede semântica.
Os principais factores que afectam a satisfação de cliente são divididos em seis
temas: serviço, tecnologia, ambiente, preço, processo e literacia. Ao servir clientes, a atitude
de médicos e funcionários é particularmente importante para a satisfação de clientes. Em
termos de tecnologia, o equipamento de exame médico avançado e o nível profissional de
equipa médica são benefícios perceptíveis do exame médico e factores importantes de
satisfação de consumidor. O ambiente do centro de exames médicos não causa tanto impacto
como o serviço e a tecnologia. Em termos de preço, consumidores costumam usar "acessível"
ou "caro" para expressar sua avaliação subjectiva do número de itens e o valor de serviços
recebidos em um exame médico. Em termos de processo, optimizar o processo de exame
médico e reduzir o tempo das filas de espera são factores importantes para a satisfação deexame médico. Em termos de literacia, fortalecer a educação em saúde e acompanhar a saúde
de clientes também são factores importantes para a satisfação com o exame médico.
Tendo por base os resultados obtidos, são propostas cinco estratégias de marketing
eficazes adaptadas às empresas de serviços de gestão de saúde, designadamente estratégias de
promoção de serviços, estratégias de promoção de marca, estratégias de concorrência,
estratégias de relacionamento com clientes e estratégias de preço.
en
The private health management service industry in China still has a long way to enjoy the
same maturity and success as the Chinese public healthcare enterprises. Carrying out research
about private health management service company in China has both theoretical and practical
values.
Through the methods of literature research, this thesis studies on the development,
characteristics and situation of private health management service industry in China, as well
as relevant literature review on health management. In China, most medical institutions
provide related health management services, among which the physical examination is the
most important item. Both strengths and weaknesses of public and private health management
service enterprises are summarized through SWOT analysis.
The research method of content analysis is brought into the study of consumer experience
and satisfaction about physical examination services in China. Taking Meinian Onehealth
Healthcare Holdings Co., Ltd. as an example, the main factors define customer experience
and determine their satisfaction and dissatisfaction is researched through content analysis of
online reviews from websites by ROST-CM software, and both the positive and negative
reviews are analyzed respectively from the aspects of word frequency and semantic network.
The main factors influencing customer satisfaction are divided into six themes: service,
technology, environment, price, procedure and consultation. In service, the service attitude of
doctors and staff is the most important factor for customers. In the theme of technology, the
advanced level of examination equipment and the professional level of medical staff, as
perceived performance, are more important factors affecting the consumer satisfaction. In the
theme of procedure, optimizing physical examination procedure and shortening waiting time
are important factors to improve customer satisfaction. In the theme of consultation,
strengthening health education and keeping track of customers' health situation are also
important factors to improve satisfaction.Based on the results of analysis, five effective marketing strategies in the health management industry is put forward, mainly including service quality strategy, brand strategy,
competing strategy, customer relationship strategy and price strategy.