Título
How to choose the agent construction mode in chinese government investment projects?
Autor
Ye Dongjie
Resumo
pt
A complexidade da gestão de projetos de investimento dos governosé inegável mormente
tendo em conta os incontáveis “stakeholders” envolvidos. Na China sempre existiram
problemas de gestãonos projetos de investimento do governo que motivaram ineficiências,
desperdícios de recursos e demoras na concretização desses projectos. Dado que os
departamentos do governo controlavam todos os aspectos relativos aos projetos, incluindo
construção, investimento, agenciamento e gestão, o resultado consubstanciou-se em elevados
desperdícios e na geração de comportamentos oportunísticos. Em 25 de julho de 2004, o
Conselho do Estado da China publicou um documento acerca da gestão de investimentos
governamentais - “Decisão sobre a reforma do sistema de gestão de investimentos”. Sob este
novo sistema, claramente, o governo apresentou os requisitos de utilização de agentes de
construção nos projectos sem fins lucrativos de investimento do governo. Contudo os métodos
de seleção e gestão dos referidos agentes são diferentes nas várias regiões da China.
Neste trabalho foi utilizado o método qualitativo de pesquisa. Primeiro, analisou-se as
relações principal-agente e a assimetria de informação nos modelos de agênciaem construção
civil. Além disso, discutiram-se os métodos teóricos para diminuir a assimetria de informação
e o problema de risco moral. Segundo, investigou-se os cinco modos deagente naconstrução em
cinco regiões da China, e analisou-se o processo de projeto e os métodos de gestão, tendo-se
descoberto que estas formas podem ser divididas em dois tipos de modelos de agente na
construção: o modelo de construção "market competitive agent" e o modelo de construção
"administrative agent", conforme mencionado anteriormente. Finalmente, analisou-se o modelo
de agente de construção da cidade de CIXI em projectos sem fins lucrativos de investimento do
governo. Ficou evidenciado que o modelo de construção “administrative agent” também foi
utilizado nesta cidade. Por isso, conclui-se que, embora em teoria o modelo de construção
"market competitive agent" seja melhor do que o de construção "administrative agent ", o
último pode ser uma solução contingente e intermédia que se adapta ao período da economia
em transição da China.
en
The complexity of managing government investment projects arrives, among others, from
the fact it involves many stakeholders. Managerial problems in government investment projects
resulting in inefficiencies, waste of resources, and delays often appear in China. Government
departments used to control all the aspects of a project, including construction, investment,
management, and use which result in waste and rent-seeking behaviors. On July 25, 2004, the
state council published the document "Decision on Investment System Reform" which clearly
put forward the requirements of using construction agents in non-profit government investment
projects. Methods of selecting and managing construction agents are different in different
regions in China.
We adopted qualitative research methods. First, we analyzed the principal-agent
relationships and the information asymmetry in construction agent models, and discussed the
theory methods to abate information asymmetry and decrease the moral hazard problem. Then
we investigated five construction agent modes in five regions of China, and analyzed the project
process and management methods. We found that these modes could be split into two types of
construction agent models: "market competitive agent" construction model and "administrative
agent" construction model. Finally, we analyzed CIXI city’s construction agent model in non -
profit government investment project, and found that CIXI also used an “administrative agent"
construction model. Therefore, we thought that although market competitive construction agent
model is better than administrative construction agent model in theory, the latter might be a
contingent way to adapt to the environment in the transition economy period that China is living.