Título
Marcas como indicador de comercialização de novos produtos: aplicação na "Banca Sombra" portuguesa
Autor
Cruz, Andreia Filipa Ferreira
Resumo
pt
Após a crise financeira de 2007, o sistema bancário “sombra” é um tema cada vez mais relevante
na literatura económica contemporânea. A origem desta crise é atribuída à evolução do sistema
nos últimos anos, tanto a nível institucional como do comportamento estratégico dos agentes. A
presente Dissertação visa estudar a evolução dos pedidos de registo de marcas como indicador de
comercialização de produto por operadores financeiros que pertencem à “banca sombra”. O
estudo incide sobre 25 empresas financeiras de crédito que atuam em território português e
oferecem produtos de crédito ao consumo. A recolha de informação pretendeu criar duas bases
de dados complementares: pedidos de registo de marcas comerciais e reclamações de clientes
sobre contratos de crédito ao consumo. A interpretação dos dados recolhidos foi essencial para
mapear as vertentes da oferta e da procura de crédito ao consumo em Portugal. A utilização de
pedidos de marcas registadas foi um indicador que se revelou útil para a nossa análise. Foi
também adicionada informação sobre a regulação do sistema pelo Banco de Portugal. A análise
de pedidos de registo de marcas por comparação a reclamações de clientes por si só não
consegue indicar a existência de relação entre as duas variáveis, embora surjam indícios de
ligação entre as duas variáveis. Dadas as limitações da análise não nos é permitido concluir que
existe correlação entre a oferta (pedidos de registo de marcas comerciais) e a procura
(reclamações de consumidores).
en
After the financial crisis of 2007, the "shadow" banking system became an increasingly
important issue in contemporary economic literature. The origin of this crisis is attributed to the
evolution of the system in recent years, regarding both institutional and strategic behavior of
agents. This Dissertation aims to study the evolution of applications for trademark registration as
product marketing indicator for financial operators that belong to the "shadow banking". The
study focuses on 25 financial credit companies operating in Portuguese territory which offer
consumer credit products. The information collection intended to create two complementary
databases: application of trademarks and customer complaints about consumer credit contracts.
The collected data interpretation was essential to map the dimensions of supply and demand for
consumer credit in Portugal. Trademark application has confirmed to be a useful indicator for
our analysis. Information about the system’s regulation and supervision by the Bank of Portugal
was also added. The analysis of trademarks’ applications related to customer complaints cannot
indicate the existence of correlation between both variables, although arise binding indications
between the two variables. Given the limitations of this analysis, we are not allowed to conclude
that there is a positive correlation between supply (trademarks applications) and demand
(consumer complaints).