Título
Banco CTT: um banco para micro e pequenas empresas
Autor
Oliveira, Pedro Pereira da Graça Mira de
Resumo
pt
O presente projeto é um estudo sobre a entrada do Banco CTT no mercado das
microempresas e pequenas empresas em Portugal.
Este projeto pretende mostrar a viabilidade do Banco CTT em apoiar clientes
empresariais e não apenas clientes particulares, analisando obviamente os riscos inerentes
a um projeto desta natureza, bem como, a estratégia e plano de negócios a definir, o
mercado onde irá operar e as oportunidades e vantagens a explorar.
Na primeira parte mostrarei o que se considera PME e a importância que estas têm a nível
nacional, principalmente sobre as empresas que constituem este segmento e que são foco
deste projeto, as micro e pequenas empresas.
Esta primeira parte irá também referir os fatores críticos de abordagem às empresas (a
confiança e o relacionamento bancário, a presença geográfica, a evolução tecnológica e
o serviço prestado) o financiamento às mesmas e as principais dificuldades associadas.
A segunda parte começa com uma breve descrição do Grupo e Banco CTT, seguida de
uma análise de mercado ao setor bancário e às PME, de forma a demonstrar o potencial
deste mercado e justificar as oportunidades que representa para o Banco CTT, concluindo
com uma observação sobre os principais concorrentes e respetivos indicadores de maior
relevância para o setor.
Por último, pretende-se dar a conhecer a melhor forma de implementar este negócio e
demonstrar que a abertura do Banco CTT a este mercado trará valor acrescentado para a
empresa, para o Grupo CTT e respetivos acionistas.
en
The present project is a study regarding the entrance of Banco CTT in the micro and
small-sized enterprises’ market.
This project intends to show the viability of Banco CTT in supporting enterprises and not
only individuals, obviously analyzing inherent risks to a project of this nature, as well as
the strategy and business plan to be adopted by the company, namely by defining the
market where it will operate and the opportunities that the company is hoping to take
advantage of.
In the first part I will explain the concept of Small and Medium Enterprises and I will
perform its importance at a national level, as well as the identification of the main players
in terms of micro and small-sized companies.
This part also includes the critical factors that should be considered when approaching
this type of companies (trust and banking relationships, geographical presence,
technological evolution and service quality), the financing to these companies and their
main challenges.
The second part will include a brief description to the Group and Banco CTT, followed
by a market analysis focused on the banking industry and SME, in order to show the
potential of this market and to justify the opportunities it represents to Banco CTT,
followed by a competitor’s analysis, including their Key Performance Indicators.
Lastly, it is the aim to provide the most efficient way to proceed with the implementation
of this business area and to demonstrate that by entering this market, Banco CTT will
bring an added value to company, to the CTT Group and its shareholders.