Título
Migração de serviços de empresas estrangeiras para Portugal: o caso do BNP Paribas
Autor
Vilaça, Sónia Marisa Nunes
Resumo
pt
O conjunto de conhecimentos relativos ao passado da humanidade demonstra que apenas as organizações flexíveis e adaptáveis conseguem manter a sua sobrevivência em mercados sempre mais competitivos e exigentes. Esta adaptação contínua obriga a processos de mudança organizacional constantes, como forma de alinhar internamente as organizações à criação de vantagens competitivas.
É precisamente, num cenário de afirmação do posicionamento estratégico do banco BNP Paribas, que surgiu a ideia do presente trabalho, o qual incidiu sobre o estudo de projetos de mudança recentes e em que medida estes afetam o comprometimento organizacional e o desempenho Individual.
A investigação empírica realizada focalizou-se na migração de serviços operacionais na área dos mercados financeiros sediados em Paris para a sucursal do BNP Paribas em Lisboa. Incidiu, essencialmente, sobre a perceção da intensidade da mudança dos colaboradores do BNP Paribas, sobre a cultura de mudança seguida no BNP Paribas, sobre o papel dos líderes e da comunicação interna, envolvida neste projeto. Com base na informação recolhida por questionário foram avaliados os efeitos das estratégias seguidas na elaboração e seguimento deste projeto de migração de algumas atividades operacionais de Paris para Lisboa, com o comprometimento e desempenho profissional dos colaboradores do BNP Paribas.
Os resultados desta investigação revelam que os colaboradores se sentem confiantes com a cultura de mudança organizacional existente no BNP Paribas e conseguiu-se estabelecer uma relação positiva entre a mudança vivenciada e o comprometimento e o desempenho individual dos seus colaboradores.
en
The set of knowledge related to the past of mankind shows that only the flexible and adjustable organizations are able to keep their survival in always more competitive and demanding markets. This continuous adaptation pledges to constant organizational changing processes, as a way to internally align the organizations to create competitive advantages.
It is precisely, in an assertion scenario of the strategic positioning of Banc BNP Paribas, that came up the idea for this study, about how these projects can affect the organizational commitment and the individual performance.
The empirical research made was focused on the operational services migration in the financing markets field, located in Paris, for the BNP Paribas branch in Lisbon.
It fell, essentially, on the perception of the intensity changing of BNP Paribas's collaborators, on the changing culture followed in BNP Paribas, on the leaders’ role and internal communication, involved in this project. Based on the information gathered in a questionnaire, there were evaluated the effects of the strategies followed in the working up and follow up of this migration project of some operational activities from Paris to Lisbon, with the collaborators’ commitment and professional performance from BNP Paribas.
The results of this investigation show that collaborators feel confident with of the culture of the organizational changing existing in BNP Paribas and it was possible to establish a positive relation among the experienced changing, commitment and individual performance of its collaborators.