Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Compromisso dos turistas com o turismo cultural de Lisboa

Autor
Martins, Ana Patrícia Abreu Lopes Augusto
Resumo
pt
O principal objetivo desta dissertação consiste em determinar o grau de compromisso (“engagement”) dos turistas com o turismo cultural em Lisboa. Para atingir o objetivo em causa, o presente estudo, parte de uma revisão literária e de estudos empíricos realizados anteriormente sobre o turismo cultural em Lisboa e sobre o conceito de “engagement”, bem como tópicos relacionados. Adicionalmente foi feita uma análise estatística para perceber o modo como os turistas se relacionam com os espaços culturais em Lisboa. Esta análise foi elaborada a partir da recolha de questionários, junto a diversos espaços culturais em Lisboa. A mesma permitiu testar as hipóteses de um modelo presente na dissertação. Depois de realizado todo o trabalho empírico, este estudo permitiu perceber que é fundamental que os turistas tenham um nível relativamente elevado de “engagement” com os espaços culturais, para que os mesmos passem uma imagem positiva dos mesmos, para outros indivíduos, o que levará, os segundos a também visitarem esses espaços, ou seja, o nível de “engagement” influência a frequência a espaços culturais. Outras conclusões foram igualmente retiradas, deste estudo e apresentadas na dissertação. Esta dissertação apresenta ainda sugestões e implicações para estudos futuros.
en
The main objective of this work is to determine the degree of "engagement" of tourists with cultural tourism in Lisbon. To achieve the goal in question, this study, part of a literature review and empirical studies previously conducted on cultural tourism in Lisbon and on the concept of engagement, as well as related topics. In addition it made a statistical analysis to see how tourists relate to cultural venues in Lisbon. This analysis was drawn from the collection of questionnaires, along with various cultural spaces in Lisbon. The same has tested the hypotheses of this model in the dissertation. After performing all the empirical work, this study allowed us to realize that it is important that tourists have a relatively high level of "engagement" with cultural spaces, so that they pass a positive image of themselves to others, which will in the latter also visit these places, so, the level of "engagement" cultural influences the frequency space. Other findings were also taken, this study and presented in the dissertation. This thesis also presents suggestions and implications for future studies.

Data

13-jul-2017

Palavras-chave

Gestão
Lisbon
Lisboa
Engagement
Emoção
Turismo cultural
Cultural tourism
Intenções de comportamento
Publicidade
Word of mouth
Espaço artístico
Ócio sério
Emoção agradável
Passa palavra
Serious leisure
Pleasant arousal
Intentions behavior

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo