Título
Compromisso dos turistas com o turismo cultural de Lisboa
Autor
Martins, Ana Patrícia Abreu Lopes Augusto
Resumo
pt
O principal objetivo desta dissertação consiste em determinar o grau de compromisso
(“engagement”) dos turistas com o turismo cultural em Lisboa. Para atingir o objetivo em
causa, o presente estudo, parte de uma revisão literária e de estudos empíricos realizados
anteriormente sobre o turismo cultural em Lisboa e sobre o conceito de “engagement”, bem
como tópicos relacionados. Adicionalmente foi feita uma análise estatística para perceber o
modo como os turistas se relacionam com os espaços culturais em Lisboa. Esta análise foi
elaborada a partir da recolha de questionários, junto a diversos espaços culturais em Lisboa. A
mesma permitiu testar as hipóteses de um modelo presente na dissertação.
Depois de realizado todo o trabalho empírico, este estudo permitiu perceber que é
fundamental que os turistas tenham um nível relativamente elevado de “engagement” com os
espaços culturais, para que os mesmos passem uma imagem positiva dos mesmos, para outros
indivíduos, o que levará, os segundos a também visitarem esses espaços, ou seja, o nível de
“engagement” influência a frequência a espaços culturais. Outras conclusões foram
igualmente retiradas, deste estudo e apresentadas na dissertação.
Esta dissertação apresenta ainda sugestões e implicações para estudos futuros.
en
The main objective of this work is to determine the degree of "engagement" of tourists with
cultural tourism in Lisbon. To achieve the goal in question, this study, part of a literature
review and empirical studies previously conducted on cultural tourism in Lisbon and on the
concept of engagement, as well as related topics. In addition it made a statistical analysis to
see how tourists relate to cultural venues in Lisbon. This analysis was drawn from the
collection of questionnaires, along with various cultural spaces in Lisbon. The same has tested
the hypotheses of this model in the dissertation. After performing all the empirical work, this
study allowed us to realize that it is important that tourists have a relatively high level of
"engagement" with cultural spaces, so that they pass a positive image of themselves to others,
which will in the latter also visit these places, so, the level of "engagement" cultural
influences the frequency space. Other findings were also taken, this study and presented in the
dissertation. This thesis also presents suggestions and implications for future studies.