Título
Trabalho de projeto educação inclusiva, políticas e práticas
Autor
Ramos, Alex Felipe
Resumo
pt
O presente trabalho enquadra-se no âmbito da conclusão do Mestrado em Administração Escolar.
Este trabalho tem como principal objetivo a realização do estudo da temática Educação Inclusiva, Políticas e Prática.
Para a realização deste trabalho de projeto, realizamos um quadro teórico que nos ajudou a compreender e clarificar vários conceitos acerca desta temática.
Foi importante a leitura de autores como Capucha (2010), Correia (2008), Rodrigues (2007), Bairrão (1998) entre outros. Optamos por realizar uma abordagem qualitativa, em que usamos métodos e técnicas de recolhas de informações como a entrevistas semiestruturadas, observação e pesquisa bibliográfica.
Para a realização deste trabalho de projeto, foi necessário realização de um diagnóstico mais aprofundado, a fim de conhecer a realidade a ser diagnosticada. O diagnóstico foi realizado na Escola Básica 2/3 D. Pedro IV de Queluz. Durante o diagnóstico, foram entrevistados os professores do ensino especial, bem como alguns pais dos alunos com necessidades educativas especiais.
Durante o diagnostico, foi realizado um levantamento de informações, onde foram diagnosticados alguns problemas. Problemas estes, que para resolvê-los, foi necessário a realização de um projeto de intervenção.
en
This work falls within the framework of the completion of the Master of School Administration. This work has as main objective the study of Inclusive Education theme, Policy and Practice. To carry out this project work, we carried out a theoretical framework that helped us to understand and clarify some concepts about this topic. reading was important authors as Capucha (2010), Correia (2008), Rodrigues (2007), Bairrão (1998) among others. We decided to make a qualitative approach, we use methods and information collections techniques such as semi-structured interviews, observation and literature. To carry out this project work, it was necessary to carry out a more detailed study in order to know the reality of being diagnosed. The diagnosis was made in Basic School 2/3 D. Pedro IV of Queluz. During the diagnosis, were teachers of special education respondents, as well as some parents of students with special educational needs. During the diagnosis, a survey was conducted of information, which was diagnosed some problems. These problems, which to solve them, the realization of a project of intervention was necessary.