Título
USEONCE - Distribuição e Comércio LDA.: análise da situação financeira da empresa
Autor
Delgado, João Maria Monteverde Mira
Resumo
pt
A crise económica Mundial, e em particular a europeia, tem vindo a pôr fim a inúmeras
empresas em Portugal. Com efeito, a diminuição do poder de compra das famílias e a contração
dos mercados, obrigaram as empresas à reformulação de processos e ao estabelecimento de
novas estratégias, processos mais facilmente conseguidos por empresas de maior dimensão com
uma estrutura de capital sólida, que muitas empresas de pequena e média dimensão não
conseguiram implementar. De uma forma geral registou-se um aumento do número de
despedimentos e uma retração de novas contratações.
Em resultado da crise, surgem, porém, novas oportunidades de negócio, seja para dar resposta
a novas necessidades, seja para atingir novos nichos de mercado, seja ainda pela possibilidade
responder, de forma inovadora, a necessidades que já existiam. Tratam-se de processos, em
geral, muito dinâmicos, que obrigam a grande flexibilidade de processos e a linhas de decisão
muito diretas, características mais fáceis de encontrar em empresas de pequena e média
dimensão, (PME’s), normalmente constituídas com valores de investimento mais reduzidos.
O aparecimento destas empresas ajuda ao aumento da competitividade do Mercado em todas as
indústrias. Neste caso, falamos na indústria da distribuição, especificamente dos artigos
decorativos – velas – e produtos descartáveis para festas. Em concreto, trata-se da empresa
USEONCE – Distribuição e Comércio Lda.
Como objetivo, procura-se o estudo das envolventes mediata e imediata, do mercado, da
organização e da vertente económico-financeira, por forma a elaborar-se um conjunto de
sugestões positivas, que contribuam para uma melhoria da empresa a nível da sua Gestão.
Foram encontradas lacunas no que respeita aos equipamentos administrativos dos
colaboradores da USEONCE, à comunicação feita pela empresa com o exterior, ao nível da
prospeção de clientes, a nível de eficiência do processo de logística e do poder negocial dos
fornecedores. Como Sugestões, foram realçadas um investimento em plataformas online onde
a empresa poderá tornar mais eficiente e mais eficaz a comunicação com o exterior, aliando
uma maior gestão dos processos de logística.No nível da prospeção de clientes, sugere-se que a USEONCE procure novos tipos de clientes
com menor poder negocial, para que possa também beneficiar de melhores prazos de
recebimento e pagamento, obtendo uma maior rendibilidade das vendas e melhorando
consequentemente os seus resultados.
en
The World economic crisis, namely the European, has put an end to many companies in
Portugal. Only the innovative and the solid big ones could manage the necessary changes to
survive this economical decrease. Within this environment, the companies had to increase the
number of layoffs, or at best did not hire people at all.
That is why something is happening. A different kind of companies are entering the market,
particularly in the so-called SME (Small and Medium Enterprises) sector, operating with mall
investment needs in specialized or smaller market segments.
The main goal of this Thesis is to analyze an existing company in financial terms, studying
what’s good and what’s not being done so well, to project new ideas so that the company can
grow.
Analyzing this project, it is concluded that dynamic and innovative SMEs can survive through
economic crisis, and that this particular company could improve its operations and its results,
increasing in size and in financial terms, as fast as this world economic crisis comes to an end.