Teses e dissertações

Mestrado
Finanças
Título

USEONCE - Distribuição e Comércio LDA.: análise da situação financeira da empresa

Autor
Delgado, João Maria Monteverde Mira
Resumo
pt
A crise económica Mundial, e em particular a europeia, tem vindo a pôr fim a inúmeras empresas em Portugal. Com efeito, a diminuição do poder de compra das famílias e a contração dos mercados, obrigaram as empresas à reformulação de processos e ao estabelecimento de novas estratégias, processos mais facilmente conseguidos por empresas de maior dimensão com uma estrutura de capital sólida, que muitas empresas de pequena e média dimensão não conseguiram implementar. De uma forma geral registou-se um aumento do número de despedimentos e uma retração de novas contratações. Em resultado da crise, surgem, porém, novas oportunidades de negócio, seja para dar resposta a novas necessidades, seja para atingir novos nichos de mercado, seja ainda pela possibilidade responder, de forma inovadora, a necessidades que já existiam. Tratam-se de processos, em geral, muito dinâmicos, que obrigam a grande flexibilidade de processos e a linhas de decisão muito diretas, características mais fáceis de encontrar em empresas de pequena e média dimensão, (PME’s), normalmente constituídas com valores de investimento mais reduzidos. O aparecimento destas empresas ajuda ao aumento da competitividade do Mercado em todas as indústrias. Neste caso, falamos na indústria da distribuição, especificamente dos artigos decorativos – velas – e produtos descartáveis para festas. Em concreto, trata-se da empresa USEONCE – Distribuição e Comércio Lda. Como objetivo, procura-se o estudo das envolventes mediata e imediata, do mercado, da organização e da vertente económico-financeira, por forma a elaborar-se um conjunto de sugestões positivas, que contribuam para uma melhoria da empresa a nível da sua Gestão. Foram encontradas lacunas no que respeita aos equipamentos administrativos dos colaboradores da USEONCE, à comunicação feita pela empresa com o exterior, ao nível da prospeção de clientes, a nível de eficiência do processo de logística e do poder negocial dos fornecedores. Como Sugestões, foram realçadas um investimento em plataformas online onde a empresa poderá tornar mais eficiente e mais eficaz a comunicação com o exterior, aliando uma maior gestão dos processos de logística.No nível da prospeção de clientes, sugere-se que a USEONCE procure novos tipos de clientes com menor poder negocial, para que possa também beneficiar de melhores prazos de recebimento e pagamento, obtendo uma maior rendibilidade das vendas e melhorando consequentemente os seus resultados.
en
The World economic crisis, namely the European, has put an end to many companies in Portugal. Only the innovative and the solid big ones could manage the necessary changes to survive this economical decrease. Within this environment, the companies had to increase the number of layoffs, or at best did not hire people at all. That is why something is happening. A different kind of companies are entering the market, particularly in the so-called SME (Small and Medium Enterprises) sector, operating with mall investment needs in specialized or smaller market segments. The main goal of this Thesis is to analyze an existing company in financial terms, studying what’s good and what’s not being done so well, to project new ideas so that the company can grow. Analyzing this project, it is concluded that dynamic and innovative SMEs can survive through economic crisis, and that this particular company could improve its operations and its results, increasing in size and in financial terms, as fast as this world economic crisis comes to an end.

Data

07-jul-2017

Palavras-chave

Portugal
Finanças
Environment
Distribuição
Trabalho de projeto
Análise financeira
Financial analysis
Macroeconomia
Análise SWOT
Distribution Industry
SWOT Analysis

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo