Título
Modelo de negócio de “gato gordo :boutique & bar”: uma visão de dois mercados numa só plataforma, usando o método canvas no modelo de negócios de Osterwalder’s
Autor
Mesquita, Nádia Pereira
Resumo
pt
No início do ano de 2014 teve lugar um novo bar em Telheiras “Gato Gordo – Boutique
Bar” com um conceito inovador, visto que durante o dia abre como
boutique/mercearia/cafetaria gourmet e à noite transforma-se em lounge bar.
Nesta dissertação iremos descrever o modelo de negócios existente nesta Boutique & Bar
e sugerir um novo modelo com base numa reestruturação do modelo actual e que tenha
em atenção as mudanças que houve em dois anos tanto a nível de target, como de
mercado, de forma a melhorar e optimizar a gestão do negócio.
Assim sendo, iremos analisar a literatura existente sobre inovação, mercados multi
laterais e modelos de negócios, dando especial atenção ao quadro de referência associado
ao Modelo de Negócios de Osterwalder.
Posteriormente, aplicaremos o modelo desenvolvido por Osterwalder a fim de analisar a
situação do Gato Gordo até ao presente ano, assim como na proposta de um novo modelo
de negócios para a empresa.
en
At the beginning of 2014 it took place a new bar in Telheiras "Gato Gordo - Boutique
Bar" with an innovative concept, as it opens during the day as boutique/grocery/coffee
shop gourmet and at night turns into a bar.
This thesis will describe the existing business model in this Boutique & Bar and suggest
a new model based on a restructuring of the current model that takes into account the
changes that happened in two years in order to improve and optimize the business
management.
Therefore, we will review the existing literature on innovation, multi -lateral markets and
business models, given special attention to the frame of reference associated with the
Osterwalder's Business Model.
Later, we will apply the model developed by Osterwalder in order to analyze the situation
of Gato Gordo to the present year, as well as the proposal of a new business model for
the company.