Título
Employer branding in Portugal: how the most attractive companies are managing it
Autor
Pinto, Luís André Santos
Resumo
pt
A marca de empregador tem ganho popularidade no mundo dos negócios, com um número
crescente de empresas a adotá-la como estratégia para atrair os candidatos a emprego mais
talentosos. Tendo em conta o mercado de trabalho português e a existência de rankings que
distinguem as empresas mais atrativas para quem procura emprego, torna-se interessante
perceber se as empresas utilizam uma estratégia de marca de empregador com a finalidade de
serem consideradas como uma das empresas mais atrativas do país. Nesse sentido, surgiram
três questões de pesquisa a partir da revisão da literatura que cobriu os temas de marca do
empregador, candidatos a emprego e ajustamento pessoa-organização. Para responder às
questões de pesquisa acima mencionadas, foi desenvolvido um estudo de caso múltiplo com
seis das empresas que foram premiadas como as mais atrativas em Portugal.
A principal conclusão é que as empresas reconhecem a importância do uso de uma estratégia
de marca do empregador, sendo um processo formal do Departamento de Recursos Humanos
das empresas em estudo. Apesar de ser uma prática comum nas empresas mais atrativas em
Portugal, em geral, as organizações não têm uma forma concreta de planear as suas atividades
e de avaliar o impacto da marca do empregador na gestão da empresa. O uso incorreto da
estratégia de marca empregador também foi descoberto como sendo comum em empresas com
sede localizada fora de Portugal, com essas empresas a replicar uma proposta de valor global,
em vez de comunicar a experiência de trabalho real da filial local
en
Employer branding has been gaining popularity among the business world, with a growing
number of companies adopting it as a strategy to attract the most talented job seekers. Taking
into account the Portuguese labor market and the existence of rankings that award the most
attractive companies for job seekers, it became interesting to understand if companies are using
an employer branding strategy in order to be considered as one of the most attractive companies
in the country. In this sense, three research questions emerged from the literature review that
covered the themes of employer branding, job seekers and the person-organization fit. To
answer the above mentioned research questions, it was developed a multiple-case study with
six of the companies that were awarded as the most attractive companies in Portugal.
The main conclusion is that companies recognize the importance of using an employer
branding strategy, with it being described as a formal process of the Human Resources
Department of the companies in study. Although being a common practice in the most
attractive companies in Portugal, in general, the organizations do not have a concrete way to
plan their activities and to evaluate the impact of employer branding in the management of the
company. The incorrect use of an employer branding strategy was also discovered as common
in firms with their headquarters located outside of Portugal, with those companies replicating
a worldwide employer value proposition instead of communicating the real employment
experience of the local branch of the company.