Teses e dissertações

Mestrado
Sociologia
Título

Abandono escolar no 3º ciclo do ensino superior: Estudo de caso

Autor
Matias, Carla Maria Cordeiro
Resumo
pt
No contexto da problemática do abandono escolar no ensino superior em Portugal, este trabalho tem por objetivo principal a análise do abandono académico no 3º ciclo do ensino superior. Face à diversidade (e à dificuldade) de definições concretas associadas aos processos de abandono ou de interrupção dos estudos num dado nível de ensino, optou-se por seguir neste estudo uma perspetiva conceptual abrangente do fenómeno doabandono no 3º ciclo de estudos no ensino superior. Pretende-se analisar situações em que os alunos interromperam a frequência do curso de doutoramento e não a retomaram num período de um ano letivo, quaisquer que tenham sido as razões pelas quais abandonaram/suspenderam ou as manifestações de interesse de reingresso no futuro. Em linha com a perspetiva comum na literatura sobreesta problemática, tentou-se equacionar as motivações para o abandono escolar, num sentido lato, considerando este fenómeno como relacional e complexo, multifacetado, e de múltiplas causalidades, que opera em diferentes plataformas, implicando alunos, família, escola, professores e política educativa. Para a concretização do objetivo acima definido optou-se por analisar as motivações para o abandono no 3º ciclo do ensino superior nos cursos de Estudos Africanos, História Moderna e Contemporânea, Políticas Públicas, Sociologia e Serviço Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Os resultados deste estudo de caso apontam para inegável importância que as dimensões externas associadas às condições de vida e às disposições dos alunos assumem na explicação do processo de abandono no 3º ciclo do ensino superior, com particular relevo para as que se relacionam com os contextos familiares, profissionais e trajetória escolar assim como as questões de caráter interno, em especial, os fatores organizacionais, relação pedagógica e relação interpares. Neste último domínio de compreensão para o fenómeno do abandono no 3º ciclo de estudos no ensino superior, destacam-se neste estudo os aspetos relacionados sobretudo com o processo de orientação na fase da realização da tese de doutoramento, momento que se revela, de resto, fulcral, na decisão do abandono. Com efeito, no estudo de caso levado a cabo, cinco alunos abandonaram quando se encontravam já na fase de realização do seu trabalho de investigação, imputando aos fatores internos ao doutoramento um peso determinante na sua tomada de decisão face ao abandono. Um aspeto que os resultados deste estudo vieram sublinhar respeita à alteração do perfil dos públicos de doutoramento, notória também nos doutoramentos em causa no ISCTE-IUL, já não apenas alinhados com o desenvolvimento de uma carreira académica, mas alargados a outras áreas de interesse pessoais e profissionais, o que coloca desafios às instituições de ensino superior que lhes cumpre equacionar.
en
Considering the issue of school dropout in tertiaryeducation in Portugal, the present thesis aims to analyze the academic dropout in the 3 rd cycle of tertiary education. Given the difficulty of having clear definitions and the diversity of existing definitions relating to dropout or interruption processes in a given educational level, this study follows a comprehensive conceptual perspective of the dropout phenomenon inthe 3 rd cycle of tertiary education. In that context, dropout refers to situations in which students disrupt the frequency of the doctoral program and do not return within a period of at least one academic year, irrespective of the reasons for suspension/abandonment or the willingness to returnin the future. In line with current literature about non-completion in tertiary education, we aimed to examine the motivations for dropouts, considering that thisphenomenon is relational, complex, multifaceted, and has multiple causalities, operating on different levels, involving students, family, school, teachers and educational policy. To this end, the motivations for dropouts were analysed in the School of Sociology and Public Policy of ISCTE – University Institute of Lisbon (ISCTE-IUL), in the following programmes: African Studies, Modern and Contemporary History, Public Policy, Sociology and Social Work. The results of this case study pointed out that structural issues play an undeniable importance in the explanation of dropout processes in the 3rd cycle of higher education, with particular emphasis on those that relate to family context, professional and academic path as well as issues of internal factors, in particular, the organizational, pedagogical and peer relationship. In the latter issue, aspects connected to the orientation process at the stage of thesis completion, are of critical importance in the decision of abandonment. In fact, in this case study, five students left the doctoral program when they had already started their research, decision that was mainly determined by institutional factors. The results of this study also highlight the changes in the profile of doctoral students, which are not only restricted to those individuals engaged in the academic career, but extended to other personal and professional areas of interest, which poses particular challenges to tertiary education institutions.

Data

18-dez-2014

Palavras-chave

Motivação
Motivations
Expectations
Expectativas
Doutoramento
Third cycle
Abandono escolar -- School abandonment
Ensino superior -- Higher education

Acesso

Acesso livre

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