Título
Abandono escolar no 3º ciclo do ensino superior: Estudo de caso
Autor
Matias, Carla Maria Cordeiro
Resumo
pt
No contexto da problemática do abandono escolar no ensino superior em Portugal, este trabalho tem
por objetivo principal a análise do abandono académico no 3º ciclo do ensino superior.
Face à diversidade (e à dificuldade) de definições concretas associadas aos processos de
abandono ou de interrupção dos estudos num dado nível de ensino, optou-se por seguir neste estudo
uma perspetiva conceptual abrangente do fenómeno doabandono no 3º ciclo de estudos no ensino
superior. Pretende-se analisar situações em que os alunos interromperam a frequência do curso de
doutoramento e não a retomaram num período de um ano letivo, quaisquer que tenham sido as razões
pelas quais abandonaram/suspenderam ou as manifestações de interesse de reingresso no futuro.
Em linha com a perspetiva comum na literatura sobreesta problemática, tentou-se equacionar as
motivações para o abandono escolar, num sentido lato, considerando este fenómeno como relacional e
complexo, multifacetado, e de múltiplas causalidades, que opera em diferentes plataformas,
implicando alunos, família, escola, professores e política educativa.
Para a concretização do objetivo acima definido optou-se por analisar as motivações para o
abandono no 3º ciclo do ensino superior nos cursos de Estudos Africanos, História Moderna e
Contemporânea, Políticas Públicas, Sociologia e Serviço Social da Escola de Sociologia e Políticas
Públicas do ISCTE-IUL.
Os resultados deste estudo de caso apontam para inegável importância que as dimensões
externas associadas às condições de vida e às disposições dos alunos assumem na explicação do
processo de abandono no 3º ciclo do ensino superior, com particular relevo para as que se relacionam
com os contextos familiares, profissionais e trajetória escolar assim como as questões de caráter
interno, em especial, os fatores organizacionais, relação pedagógica e relação interpares. Neste último
domínio de compreensão para o fenómeno do abandono no 3º ciclo de estudos no ensino superior,
destacam-se neste estudo os aspetos relacionados sobretudo com o processo de orientação na fase da
realização da tese de doutoramento, momento que se revela, de resto, fulcral, na decisão do abandono.
Com efeito, no estudo de caso levado a cabo, cinco alunos abandonaram quando se
encontravam já na fase de realização do seu trabalho de investigação, imputando aos fatores internos
ao doutoramento um peso determinante na sua tomada de decisão face ao abandono.
Um aspeto que os resultados deste estudo vieram sublinhar respeita à alteração do perfil dos
públicos de doutoramento, notória também nos doutoramentos em causa no ISCTE-IUL, já não apenas
alinhados com o desenvolvimento de uma carreira académica, mas alargados a outras áreas de
interesse pessoais e profissionais, o que coloca desafios às instituições de ensino superior que lhes
cumpre equacionar.
en
Considering the issue of school dropout in tertiaryeducation in Portugal, the present thesis aims to
analyze the academic dropout in the 3
rd
cycle of tertiary education.
Given the difficulty of having clear definitions and the diversity of existing definitions relating
to dropout or interruption processes in a given educational level, this study follows a comprehensive
conceptual perspective of the dropout phenomenon inthe 3
rd
cycle of tertiary education. In that
context, dropout refers to situations in which students disrupt the frequency of the doctoral program
and do not return within a period of at least one academic year, irrespective of the reasons for
suspension/abandonment or the willingness to returnin the future.
In line with current literature about non-completion in tertiary education, we aimed to examine
the motivations for dropouts, considering that thisphenomenon is relational, complex, multifaceted,
and has multiple causalities, operating on different levels, involving students, family, school, teachers
and educational policy.
To this end, the motivations for dropouts were analysed in the School of Sociology and Public
Policy of ISCTE – University Institute of Lisbon (ISCTE-IUL), in the following programmes: African
Studies, Modern and Contemporary History, Public Policy, Sociology and Social Work.
The results of this case study pointed out that structural issues play an undeniable importance
in the explanation of dropout processes in the 3rd cycle of higher education, with particular emphasis
on those that relate to family context, professional and academic path as well as issues of internal
factors, in particular, the organizational, pedagogical and peer relationship. In the latter issue, aspects
connected to the orientation process at the stage of thesis completion, are of critical importance in the
decision of abandonment. In fact, in this case study, five students left the doctoral program when they
had already started their research, decision that was mainly determined by institutional factors.
The results of this study also highlight the changes in the profile of doctoral students, which
are not only restricted to those individuals engaged in the academic career, but extended to other
personal and professional areas of interest, which poses particular challenges to tertiary education
institutions.