Título
Educação escolar inclusiva:perspectivas dos professores de 1º ciclo do ensino básico de alunos com necessidades educativas especiais
Autor
Portela, Alexandra de Oliveira
Resumo
pt
No âmbito do mestrado em Educação e Sociedade esta dissertação visa, a partir de um estudo
de caso, conhecer as representações dos professores face a alunos com necessidades educativas
especiais.
Com o intuito de aprofundar teoricamente esta temática problematizou-se os conceitos de
necessidades educativas especiais, educação especial, integração e inclusão escolar.
Observam-se fatores como experiência docente, anos de serviço e formação especializada,
comparando as respostas de docentes e não docentes e verificando se há variações de ideias
relativamente à perceção de alunos com necessidades educativas especiais.
Seguidamente dá-se relevância às necessidades e desafios sentidos, percebendo se os
professores se sentem preparados para lidar com as questões da inclusão escolar.
Analisam-se as dimensões mais organizacionais, tentando compreender que recursos existem
na escola e quais são as articulações com outros colegas na resposta às necessidades educativas
dos alunos com NEE.
Conclui-se que, independentemente dos anos de serviço, da experiência profissional e da
formação especializada dos professores titulares de turma, a inclusão dos alunos no espaço
escolar e a heterogeneidade do grupo consistem num grande desafio para os técnicos
profissionais da educação.
en
In the scope of the Master's degree in Education and Society this dissertation aims, from a case
study, to know the teachers thoughts regarding students with special educational needs.
In order to deepen this topic theoretically, the concepts of special educational needs, special
education, integration and school inclusion were problematized.
Factors such as teaching experience, years of service and specialized training are observed,
comparing the responses of teachers and non-teachers, verifying if there are variations of ideas
regarding the perception of students with special educational needs.
Relevance is given to the needs and challenges felt, realizing if the teachers feel prepared to
deal with the issues of school inclusion.
Organizational dimensions are analyzed to understand what resources exist in schools, and what
are the articulations between colleagues in the response to the educational needs of students
with NEE.
It is concluded, that regardless of years of service, professional experience and specialized
training of class teachers, the inclusion of students in school and the heterogeneity of the group
are a great challenge for professional education technicians.