Título
Comportamentos sociais e não sociais e autoconceito em crianças de idade pré-escolar
Autor
Alves, Joana Mafalda Xavier
Resumo
pt
Na idade pré-escolar o feedback positivo dos pares durante a brincadeira livre é um forte indicador do desenvolvimento de competências sociais. O objetivo do estudo foi analisar os comportamentos sociais e não sociais de crianças em idade pré-escolar, controlando a sua idade e o sexo. Procurou-se ainda testar as associações entre os comportamentos sociais e não sociais e o autoconceito nos seus diferentes domínios, em particular na Aceitação de Pares. Participaram 57 crianças e 10 educadoras. Utilizou-se a escala Preschool Play Behaviour Scale, preenchida pelas educadoras, e a Escala Pictográfica de Autoconceito para Crianças em Idade Pré-escolar respondida pelas crianças. Os resultados indicam que existem diferenças em função do sexo para os comportamentos de Brincadeira de Luta, e uma correlação negativa entre idade e comportamentos Reticentes. Relativamente ao Autoconceito não existem associações com a idade ou diferenças em função do sexo. Para esta amostra não se encontraram associações significativas entre os comportamentos sociais e não sociais e o autoconceito nas suas diferentes dimensões. Os resultados podem sugerir a dificuldade de discriminar os tipos de comportamentos sociais e não sociais por parte dos educadores.
en
During the preschool years a positive feedback from peers during free play is a high indicator of social skills development. The aim of this study was to analyze social and non-social play of preschoolers, regarding their age and gender. Also, we aimed to test the associations between social and non-social play and self-concept concerning their different domains, particularly in Peer Acceptance. Participants included 57 children and 10 educators. The instruments used were The Preschool Play Behavior Scale, answered by the educators, and the Pictographic Scale of Self-Concept for Pre-School Children answered by the preschoolers. The results indicate that differences exist for “rough & tumble” play according to gender, where boys presented this type of play more frequently presented than girls. Regarding self-concept, there were no associations with age or differences according to sex. In this sample, there were no associations between the type of social and non-social play and self-concept in its different dimensions. Results may suggest the difficulty the educators have to discriminate the types of social and nonsocial play.