Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Título

Crenças multiculturais dos educadores e o autoconceito na infância

Autor
Oliveira, Sara Silva Mendes Duarte de
Resumo
pt
Os educadores podem ter um papel importante na construção do autoconceito das crianças com quem interagem de um modo regular e continuado ao longo do tempo. Esta influência ocorre no contexto das interações com as crianças, sendo marcada pelo conhecimento sobre a criança, as suas competências e comportamentos. Este trabalho visou analisar e comparar o autoconceito de crianças com origem imigrante e de crianças com origem portuguesa, bem como explorar se as práticas e crenças multiculturais das suas educadoras estariam associadas ao seu autoconceito. Participaram neste estudo 87 crianças de idade pré-escolar e 12 educadoras. Foi utilizada a Escala Pictórica da Perceção de Competência e Aceitação Social para Crianças para analisar o autoconceito das crianças, e a Multicultural Teaching Competency Scale para analisar os conhecimentos e competências multiculturais das educadoras. Os resultados indicam que não existe uma associação positiva entre o conhecimento e as competências multiculturais das educadoras e o autoconceito das crianças. No entanto, verifica-se que as crianças têm autoperceções positivas em todas as dimensões do autoconceito, existindo apenas diferenças entre rapazes e raparigas na dimensão da competência física. Não foram encontradas relações significativas entre o autoconceito das crianças e as variáveis familiares (nacionalidade e habilitações literárias dos pais). Os resultados foram discutidos considerando as limitações do estudo mas, também, o papel da escola para a intervenção na área da multiculturalidade nos primeiros anos de vida.
en
Early childhood professionals may have an impact on how children construct their self-concept since they interact with them regularly, for long periods of time. This may occur in the context of their social interactions, being influenced by the professional caregiver’s knowledge of the child, her/his own skills and behaviors. This work aimed to analyze and compare the selfconcept of immigrant and Portuguese children, and to explore if their professional caregivers’ multicultural practices and beliefs were associated with their self-concept. 87 pre-school age children and 12 professional caregivers participated in this study. The Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children was used to assess children’s self-concept and the Multicultural Teaching Competency Scale to assess adult’s knowledge and the multicultural skills. No associations were found between adult’s knowledge and multicultural competences and children’s self-concept. Results show that children had positive self-perceptions in all dimensions of self-concept, and only with only for physical competence sex differences were found. No associations were found between children's self-concept and family variables (nationality and literacy of parents). Results were discussed considering the study limitations, but also the important role that the school may have in multicultural interventions during the first years of life.

Data

22-mar-2019

Palavras-chave

Educação
Multiculturalismo
Autoconceito
Self-concept
Psicologia do desenvolvimento
Primeira infância
Relação professor-aluno
Multicultural education
Multicultural knowledge
Multicultural competences

Acesso

Acesso livre

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