Título
Crenças multiculturais dos educadores e o autoconceito na infância
Autor
Oliveira, Sara Silva Mendes Duarte de
Resumo
pt
Os educadores podem ter um papel importante na construção do autoconceito das crianças com
quem interagem de um modo regular e continuado ao longo do tempo. Esta influência ocorre
no contexto das interações com as crianças, sendo marcada pelo conhecimento sobre a criança,
as suas competências e comportamentos. Este trabalho visou analisar e comparar o autoconceito
de crianças com origem imigrante e de crianças com origem portuguesa, bem como explorar se
as práticas e crenças multiculturais das suas educadoras estariam associadas ao seu
autoconceito. Participaram neste estudo 87 crianças de idade pré-escolar e 12 educadoras. Foi
utilizada a Escala Pictórica da Perceção de Competência e Aceitação Social para Crianças para
analisar o autoconceito das crianças, e a Multicultural Teaching Competency Scale para analisar
os conhecimentos e competências multiculturais das educadoras. Os resultados indicam que
não existe uma associação positiva entre o conhecimento e as competências multiculturais das
educadoras e o autoconceito das crianças. No entanto, verifica-se que as crianças têm
autoperceções positivas em todas as dimensões do autoconceito, existindo apenas diferenças
entre rapazes e raparigas na dimensão da competência física. Não foram encontradas relações
significativas entre o autoconceito das crianças e as variáveis familiares (nacionalidade e
habilitações literárias dos pais). Os resultados foram discutidos considerando as limitações do
estudo mas, também, o papel da escola para a intervenção na área da multiculturalidade nos
primeiros anos de vida.
en
Early childhood professionals may have an impact on how children construct their self-concept
since they interact with them regularly, for long periods of time. This may occur in the context
of their social interactions, being influenced by the professional caregiver’s knowledge of the
child, her/his own skills and behaviors. This work aimed to analyze and compare the selfconcept of immigrant and Portuguese children, and to explore if their professional caregivers’
multicultural practices and beliefs were associated with their self-concept. 87 pre-school age
children and 12 professional caregivers participated in this study. The Pictorial Scale of
Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children was used to assess children’s
self-concept and the Multicultural Teaching Competency Scale to assess adult’s knowledge and
the multicultural skills. No associations were found between adult’s knowledge and
multicultural competences and children’s self-concept. Results show that children had positive
self-perceptions in all dimensions of self-concept, and only with only for physical competence
sex differences were found. No associations were found between children's self-concept and
family variables (nationality and literacy of parents). Results were discussed considering the
study limitations, but also the important role that the school may have in multicultural
interventions during the first years of life.