Título
A influência dos estilos parentais e as estratégias de mediação parental, nos comportamentos de risco dos filhos na Internet
Autor
Costa, Patrícia Filipa Ferreira de Almeida
Resumo
pt
O presente estudo tem por objetivo compreender de que forma os estilos parentais e as estratégias de medição parental reduzem o comportamento de risco na internet, e que efeito têm esses comportamentos no bem-estar da criança. Participaram no estudo 67 crianças e respetivos pais/encarregados de educação, com a aplicação de questionários construídos para o efeito. Os resultados demonstraram que os estilos parentais têm influência na redução de comportamentos de risco dos filhos na Internet, sendo que o estilo parental autoritativo está associado a um menor número de comportamentos de risco. As estratégias de mediação
parental também estão relacionadas com estes comportamentos, sendo que são as estratégias de mediação ativa que mais os reduzem. Por fim, ao analisarmos o impacto dos comportamento de risco no bem-estar subjetivo das crianças, os resultados revelaram que quanto menos comportamentos de risco de "bullying", contactos "online/offline", e uso indevido de informações, maior o bem-estar subjetivo das mesmas
en
With the present study we intend to understand how the parental styles and strategies of parental mediation reduce risky behavior on the internet, and what effect these behaviors have on child well-being. The sample involved 67 children and respective parent. The data were collected through the application of a questionnaire built for that purpose. The results showed that parental styles influence the reduction of children's risk behaviors on the Internet, and authoritative parental style is associated with a lower number of risk behaviors.
Parental mediation strategies are also related to these behaviors, and it is the active mediation strategies that most reduce them. Finally, when we analyzed the impact of risk behavior on the subjective well-being of children, the results revealed that the less risk behavior of bullying, online/offline contact and improper use of information, the greater the subjective well-being of the children.