Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

Conflito e facilitação entre trabalho, família e ensino superior: um estudo exploratório com trabalhadoras-estudantes

Autor
Gouveia, Nicole Tatiane Cardoso
Resumo
pt
Assiste-se atualmente ao retomar da formação académica, sendo vista como fundamental não só como afirmação pessoal, mas também para a adaptação à competitividade crescente e valorização profissional. Tal situação leva à questão da conciliação de vários papéis: mulher, trabalhadora, esposa e/ou mãe e agora estudante universitária. Com uma amostra aleatória de 51 trabalhadoras-estudantes (TE) da UMa, este estudo pretende analisar o conflito do trabalho na família e vice-versa; verificar a facilitação do trabalho na família e vice-versa; explorar as motivações das mulheres trabalhadoras para estudar no ensino superior; e identificar as dificuldades e estratégias que as TE apresentam para a conciliação trabalho, família e estudos universitários. Tratando-se de um estudo misto, os dados quantitativos foram recolhidos através das escalas de conflito entre o trabalho e a família e de enriquecimento entre o trabalho e a família. Os dados qualitativos foram obtidos através de entrevista semiestruturada e questões abertas (motivação académica, dificuldades e estratégias de conciliação trabalho, família e estudos). Os resultados apontam para a existência de algum conflito do trabalho na família, mas o mesmo não se verifica da família no trabalho. As TE sentem que é possível a conciliação trabalho-família, mas nem sempre. A principal motivação para estas mulheres e mães ingressarem no ensino superior foi a realização pessoal. A maior dificuldade situa-se ao nível da UMa, e não das empresas. As TE sugerem que os docentes universitários devem facilitar as tarefas de modo a conciliar trabalho, família e estudos.
en
It is seen, nowadays that continuing education is fundamental to not just personal affirmation but also to adapting to increasing competitiveness and professional valorization. This situation leads to the question of work life balance between several roles: woman, worker, spouse, and or mother and now university student. With a random sample of 51 student workers from UMa, this study aims to analyze the work family conflict and vice-versa; verify work family facilitation and vice-versa; expound the student worker motivations to begin studying; and identify the difficulties and strategies that student workers adopt for the work life and study balance. We used a mixed research methodology making use for the quantitive data the work life conflict scale and the work life enrichment scale. The qualitative data were obtained by a semi structured interview and some open questions about motivation, difficulties and strategies for work, life, study balance. The results show some existence of work life conflict, but not life work conflict. The student workers feel some work life balance, but not always. The main motivation for these women and mothers to return to college was personal fulfilment. The biggest difficulty is at university level and not company level. The student workers suggest that university teachers should facilitate the tasks in order to balance work, family and studys.

Data

22-fev-2018

Palavras-chave

Psicologia social
Ensino superior
Mulher
Conflito
Estudante
Relação trabalho-família
Work life conflict
Work life facilitation
Student worker
University higher education

Acesso

Acesso livre

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