Título
Luxury cruises: drivers to the well-being perception of tourists about their experience in-cruise
Autor
Gonçalves, Inês Santos
Resumo
pt
Com o crescimento notório do mercado de cruzeiros hoje em dia e a crescente necessidade de criar experiências memoráveis para consumidores exigentes que procuram o mercado de luxo para satisfazer as suas necessidades de bem-estar, o objetivo principal da presente dissertação prende-se com a perceção dos fatores que mais influenciam o nível de bem-estar dos turistas de cruzeiros equiparados ao luxo. Para tal, dados primários foram recolhidos no Terminal de Cruzeiros de Lisboa perfazendo uma amostra de 301 indivíduos. Um modelo foi testado com base em relações que favoravelmente influenciam o constructo do bem-estar bem como é explorado o papel da experiência passada e do estatuto socioeconómico como moderadores nas relações entre o orgulho e o prestigio da marca de cruzeiros com o bem-estar.
Este estudo ilustra que há relação entre todos os constructos estudados refletindo-se por sua vez no bem-estar dos turistas. Sendo que o constructo da reputação corporativa e responsabilidade social tem uma maior força que o constructo da credibilidade da marca quer na criação de prestigio associado ao cruzeiro quer no sentimento de orgulho por parte dos turistas. Por sua vez, é o orgulho que mais enfâse tem na criação de bem-estar. Da análise de moderação, apenas na relação entre o prestigio associado à sensação de bem-estar, o estatuto socioeconómico dos indivíduos foi considerado significativo para obtenção de diferentes níveis de bem-estar.
As implicações deste estudo quer para a gestão de cruzeiros quer para futuras pesquisas são discutidos.
en
With the notorious growth of the cruise market nowadays and the growing need to create memorable experiences to satisfy the most demanded consumers that look for the luxury market to meet their well-being needs, the primary goal of this dissertation is to perceive which drivers are the most valuable to increase the level of well-being of luxury cruise tourists. Thus, primary data were collected at the Cruise Terminal of Lisbon, prefacing a total of 301 individuals. A model has been tested based on relationships that favourably influenced the well-being construct. The role of past-experience and socioeconomic status was also explored as moderators in the relationship between Pride and Prestige of the cruise brand with well-being.
This study illustrates the positive relationship between all the studied constructs, reflecting, in turn, the well-being of the tourists. Being the construct of corporate reputation and social responsibility the one that had a more significant force than the construct of the credibility of the brand either in the creation of prestige associated with the cruise or in the feeling of pride of the tourists.
In turn, it is the pride that has the stronger impact on the creation of well-being. From the analysis of moderation, only in the relation between the prestige associated with the sense of well-being, the socioeconomic status of the individuals was considered significant to obtain different levels of well-being.
The implications of this study for both cruise management and future research were discussed.
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