Título
Antecedents and outcomes of consumer experience and engagement for luxury fashion consumers
Autor
Maximiano, Maria Guerra Vitorino
Resumo
pt
Com o acesso aumentado à tecnologia e aos social media, o público contemporâneo está
a tornar-se mais informado e exigente. Os consumidores querem estar envolvidos no
processo de consumo em todas as fases, têm altas expectativas para o que compram e
para a experiência que têm quando o fazem. Assim, aumentando a importância da
Experiência e do Compromisso ("engagement") na prática do Marketing.
A experiência de consumo é particularmente espetacular na indústria de luxo, fazendo
desta, a indústria ideal para associar ao Compromisso, já que as marcas frequentemente
reúnem os ingredientes necessários para que o cliente tenha vontade de criar uma relação
com a marca.
Com a falta de estudos empíricos na relação entre os dois constructos, esta dissertação
analisa os conceitos de Compromisso e Experiência nas marcas de moda de luxo,
especificamente, os antecedentes que levam à sua criação, e o papel do Bem-Estar como
consequência deles. Os antecedentes estudados são a Experiência, o Desejo, a Autopercepção. os Valores Sociais e o Envolvimento. Experiências passadas e a Qualidade da
Relação serão estudados como moderadores.
Os resultados mostram que todos os antecedentes influenciam um dos constructos.
Especificamente, Auto-percepção e Envolvimento explicam a Experiência, enquanto
Experiência, Desejo, Valores Sociais, Auto-percepção, Envolvimento e Qualidade da
Relação influenciam o Compromisso e as suas dimensões. Também é possível observar
que o Bem-Estar funciona como consequente do Compromisso e que as Experiências
Passadas moderam a relação entre Envolvimento e Compromisso. Concluindo,
Compromisso não é apenas criado introduzindo uma Experiência com significado, mas
também pelo despertar de sentimentos específicos no consumidor, durante a interação
com a marca.
en
With the increased access to technology and social media, today’s audience is becoming
more informed and demanding. Consumers want to be involved in the process at all times
and have higher expectations about what they buy and the experience they have when
buying, increasing Brand Engagement and Experience’s importance in the Marketing
practice.
The consumption experience is particularly spectacular in the luxury industry, making
this the ideal industry to associate with Engagement, as brands frequently reunite all the
ideal constructs that allow for consumers to want to create a relationship with brands.
With a lack of empirical studies on the connections of both subjects, this dissertation
analyses the concept of Consumer Engagement and Experience in luxury fashion brands,
specifically the drivers that lead to the creation of Engagement, as well as Subjective
Well-Being as its consequence. The drivers to be studied are Experience, Desire,
Perceived Self, Social Values and Involvement. Past Experience and Relationship Quality
are to be studied as moderators.
Results reveal that all drivers play a role in either Engagement or Experience.
Specifically, Perceived Self and Involvement explain Experience, while Experience,
Desire, Social Values, Perceived Self, Involvement and Relationship Quality influence
Engagement and its dimensions. Moreover, it was possible to observe that Subjective
Well-Being acts as an outcome for Engagement, and that Past Experience moderates the
relationship between Involvement and Engagement. Summarizing, Engagement is not
only created by introducing a meaningful consumption experience, but also by triggering
specific drivers in the consumer during the interaction with the brand.