Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Título

A inteligência emocional e a empatia e a sua relação com a competência para a diversidade multicultural em equipas em acolhimento residencial

Autor
Ribeiro, Andreia Sofia Gonçalves
Resumo
pt
A diversidade cultural tem-se tornado num assunto relevante para a literatura, dado que cada vez mais se constitui como uma característica das sociedades contemporâneas. Assim sendo, torna-se pertinente estudar as competências para a multiculturalidade em vários serviços como os sociais, de saúde e psicológicos. Sue e colaboradores (1982, 1992) desenvolveram o Modelo Tridimensional das Competências Multiculturais que identifica três componentes: crenças e atitudes (autoconsciência), conhecimento, e competências. Uma vez que existem crianças e jovens em Acolhimento Residencial oriundos de outros países ou de origem migrante, torna-se necessário avaliar as competências das equipas técnicas e educativas que trabalham nestes contextos diariamente e compreender como lidam com a diversidade multicultural presente nas casas de acolhimento (e.g., CAT e LIJ). Neste sentido, o presente estuda procura compreender a relação entre a inteligência emocional e a empatia com as competências para a diversidade cultural no trabalho com as crianças e jovens em situação de acolhimento, assim como se a formação prévia e o contacto anterior com crianças e jovens culturalmente diversos têm alguma relação com as competências multiculturais. A amostra foi constituída por 52 elementos das equipas técnicas e educativas de acolhimento residencial, com idades compreendidas entre os 26 anos e os 55 anos (M = 37.10; DP = 5.93), sendo 82.7% do sexo feminino, tendo os participantes respondido a medidas de auto-relato num estudo correlacional. Os resultados apontam para uma associação entre a inteligência emocional e as competências para a multiculturalidade.
en
Cultural diversity has become a relevant subject for literature, since it is increasingly becoming a feature of contemporary societies. Therefore, it is pertinent to study the competencies for multiculturalism in different services such as social, health and psychological. Sue et al. (1982, 1992) developed the Three-Dimensional Model of Multicultural Competences that identifies three components: beliefs and attitudes (selfconsciousness), knowledge and skills. Given that there children and young people in residential care that came from other countries or are migrants, it is necessary to evaluate the competences of the technical and educational teams that work in these contexts daily and to understand how they deal with the multicultural diversity present in the residential houses (e.g., CAT and LIJ). In this sense, the present study seek to understand the relationship between emotional intelligence and empathy with the competencies for cultural diversity for those who work with children and young people who are in residential care, as well as whether prior training and previous contact with culturally diverse children and young people have some relation to multicultural competencies. The sample consisted of 52 members of the technical and educational teams of residential care, aged between 26 years and 55 years (M = 9.04; SD = 6.42), of which 82.7% were female, and the participants responded to measures self-report in a correlational study. The results point to an association between the emotional intelligence and the competencies for multiculturalism.

Data

12-mar-2018

Palavras-chave

Competências
Inteligência emocional
Emotional intelligence
Diversidade cultural
Emoção
Residential care
Empatia
Empathy
Acolhimento residencial
Psicologia comunitária
Community psychology
Acolhimento de crianças
Competências para a diversidade cultural
Cultural diversity competencies

Acesso

Acesso livre

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