Título
A inteligência emocional e a empatia e a sua relação com a competência para a diversidade multicultural em equipas em acolhimento residencial
Autor
Ribeiro, Andreia Sofia Gonçalves
Resumo
pt
A diversidade cultural tem-se tornado num assunto relevante para a literatura, dado que cada
vez mais se constitui como uma característica das sociedades contemporâneas. Assim sendo,
torna-se pertinente estudar as competências para a multiculturalidade em vários serviços como
os sociais, de saúde e psicológicos. Sue e colaboradores (1982, 1992) desenvolveram o
Modelo Tridimensional das Competências Multiculturais que identifica três componentes:
crenças e atitudes (autoconsciência), conhecimento, e competências. Uma vez que existem
crianças e jovens em Acolhimento Residencial oriundos de outros países ou de origem
migrante, torna-se necessário avaliar as competências das equipas técnicas e educativas que
trabalham nestes contextos diariamente e compreender como lidam com a diversidade
multicultural presente nas casas de acolhimento (e.g., CAT e LIJ). Neste sentido, o presente
estuda procura compreender a relação entre a inteligência emocional e a empatia com as
competências para a diversidade cultural no trabalho com as crianças e jovens em situação de
acolhimento, assim como se a formação prévia e o contacto anterior com crianças e jovens
culturalmente diversos têm alguma relação com as competências multiculturais.
A amostra foi constituída por 52 elementos das equipas técnicas e educativas de acolhimento
residencial, com idades compreendidas entre os 26 anos e os 55 anos (M = 37.10; DP = 5.93),
sendo 82.7% do sexo feminino, tendo os participantes respondido a medidas de auto-relato
num estudo correlacional. Os resultados apontam para uma associação entre a inteligência
emocional e as competências para a multiculturalidade.
en
Cultural diversity has become a relevant subject for literature, since it is increasingly
becoming a feature of contemporary societies. Therefore, it is pertinent to study the
competencies for multiculturalism in different services such as social, health and
psychological. Sue et al. (1982, 1992) developed the Three-Dimensional Model of
Multicultural Competences that identifies three components: beliefs and attitudes (selfconsciousness), knowledge and skills. Given that there children and young people in
residential care that came from other countries or are migrants, it is necessary to evaluate the
competences of the technical and educational teams that work in these contexts daily and to
understand how they deal with the multicultural diversity present in the residential houses
(e.g., CAT and LIJ). In this sense, the present study seek to understand the relationship
between emotional intelligence and empathy with the competencies for cultural diversity for
those who work with children and young people who are in residential care, as well as
whether prior training and previous contact with culturally diverse children and young people
have some relation to multicultural competencies.
The sample consisted of 52 members of the technical and educational teams of residential
care, aged between 26 years and 55 years (M = 9.04; SD = 6.42), of which 82.7% were
female, and the participants responded to measures self-report in a correlational study. The
results point to an association between the emotional intelligence and the competencies for
multiculturalism.