Título
Empatia, personalidade e imagens sociais sobre jovens em acolhimento residencial: O papel mediador da dominância social
Autor
Sirbu, Anastasia
Resumo
pt
A literatura sugere que as Imagens Sociais (IS) associadas aos jovens em Acolhimento
Residencial são maioritariamente negativas, sendo mais
negativas que as de jovens não acolhidos. Os resultados obtidos com
profissionais afiguram-se ainda mais negativos comparativamente com leigos, o que remete para a necessidade de aumentar o conhecimento sobre os fatores
explicativos destas IS. Apesar desta evidência e do possível impacto negativo deste tipo de
imagens no desenvolvimento dos jovens, a investigação centrada neste
tópico é ainda escassa e pouco se sabe sobre as variáveis que possam contribuir para a formação
das IS. No presente estudo analisam-se assim as IS de estudantes universitários acerca dos
jovens em Acolhimento Residencial e testa-se um modelo de mediação da Dominância Social
na relação entre Empatia, Personalidade e as IS.
Foram analisados os dados de 334 estudantes universitários, com idades compreendidas entre
os 17 e 55 anos (M=22.21; DP=5.24), 74% do sexo feminino. Os resultados sugerem que as IS
sobre os jovens em Acolhimento Residencial são maioritariamente negativas. Além disso,
apesar de não terem sido encontrados efeitos de mediação estatisticamente significativos, foram
encontrados efeitos indiretos da Empatia e Personalidade na dimensão Competente das IS; e
diretos da Personalidade na dimensão Feliz e cuidado das IS. Os resultados são genericamente
consistentes com a literatura neste domínio, sugerindo a necessidade de sensibilização e treino
de competências durante a formação universitária com vista à prevenção de imagens
estereotipadas negativas.
en
The literature indicates that the Social Images of young people in Residential Care are mostly
negative, and more negative than images of youths living out
of Residential Care. The results obtained with professionals seem to be
even more negative compared to lay people, which indicates the need of
increasing knowledge about the factors that may explain these social images. Despite of this
evidence and the possible negative impact of this type of images on the development of young
people, research focused on this topic is still scarce and little is known
about the variables that may contribute to the formation of social images. In this study, we
analyze the Social Images of university students about young people in Residential Care and
test a model of mediation of Social Dominance in the relationship between Empathy,
Personality and Social Images.
Data from 334 university students, aged 17-55 years (M = 22.21; SD = 5.24), 74% female, were
analyzed. The results suggest that the Social Images about young people in Residential Care
are mostly negative. In addition, although no statistically significant mediation effects were
found, indirect effects of Empathy and Personality in the Competent dimension of Social
Images were found; also, direct effects of Personality in the Happy and nurtured dimension of
Social Images were found. The results are consistent with the literature in this field, suggesting
the need for raising awareness and train skills during university graduation to prevent negative
and stereotyped images.