Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Título

Empatia, personalidade e imagens sociais sobre jovens em acolhimento residencial: o papel mediador da dominância social

Autor
Sirbu, Anastasia
Resumo
pt
A literatura sugere que as Imagens Sociais (IS) associadas aos jovens em Acolhimento Residencial são maioritariamente negativas, sendo mais negativas que as de jovens não acolhidos. Os resultados obtidos com profissionais afiguram-se ainda mais negativos comparativamente com leigos, o que remete para a necessidade de aumentar o conhecimento sobre os fatores explicativos destas IS. Apesar desta evidência e do possível impacto negativo deste tipo de imagens no desenvolvimento dos jovens, a investigação centrada neste tópico é ainda escassa e pouco se sabe sobre as variáveis que possam contribuir para a formação das IS. No presente estudo analisam-se assim as IS de estudantes universitários acerca dos jovens em Acolhimento Residencial e testa-se um modelo de mediação da Dominância Social na relação entre Empatia, Personalidade e as IS. Foram analisados os dados de 334 estudantes universitários, com idades compreendidas entre os 17 e 55 anos (M=22.21; DP=5.24), 74% do sexo feminino. Os resultados sugerem que as IS sobre os jovens em Acolhimento Residencial são maioritariamente negativas. Além disso, apesar de não terem sido encontrados efeitos de mediação estatisticamente significativos, foram encontrados efeitos indiretos da Empatia e Personalidade na dimensão Competente das IS; e diretos da Personalidade na dimensão Feliz e cuidado das IS. Os resultados são genericamente consistentes com a literatura neste domínio, sugerindo a necessidade de sensibilização e treino de competências durante a formação universitária com vista à prevenção de imagens estereotipadas negativas.
en
The literature indicates that the Social Images of young people in Residential Care are mostly negative, and more negative than images of youths living out of Residential Care. The results obtained with professionals seem to be even more negative compared to lay people, which indicates the need of increasing knowledge about the factors that may explain these social images. Despite of this evidence and the possible negative impact of this type of images on the development of young people, research focused on this topic is still scarce and little is known about the variables that may contribute to the formation of social images. In this study, we analyze the Social Images of university students about young people in Residential Care and test a model of mediation of Social Dominance in the relationship between Empathy, Personality and Social Images. Data from 334 university students, aged 17-55 years (M = 22.21; SD = 5.24), 74% female, were analyzed. The results suggest that the Social Images about young people in Residential Care are mostly negative. In addition, although no statistically significant mediation effects were found, indirect effects of Empathy and Personality in the Competent dimension of Social Images were found; also, direct effects of Personality in the Happy and nurtured dimension of Social Images were found. The results are consistent with the literature in this field, suggesting the need for raising awareness and train skills during university graduation to prevent negative and stereotyped images.

Data

28-fev-2018

Palavras-chave

Personalidade
Jovem
Representações sociais
Emoção
Social images
Residential care
Empathy
Psicologia comunitária
Acolhimento de crianças
Personality traits
Social dominance

Acesso

Acesso livre

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