Título
O contributo do humor para o sucesso dos programas da manhã das rádios de entretenimento em Portugal
Autor
Guerra, Cristiana Isabel Rodrigues
Resumo
pt
A dissertação aqui apresentada foca-se no estudo de dois conceitos que há muito tempo se
encontram interligados: o humor e a rádio.
O estudo procura compreender as apostas humorísticas levadas a cabo pelas rádios
generalistas nos períodos da manhã e qual o seu contributo para as audiências.
É feita uma abordagem daquilo que é o humor, ainda que este seja considerado um conceito
ambíguo e difícil de definir. O estudo apresenta um apanhado daquilo que corresponde à
construção do rádio enquanto aparelho e meio de comunicação social, apresenta e descreve os
primeiros programas de índole humorística que se tornaram clássicos e, não menos
importante, expõe as características das duas rádios analisadas, Comercial e RFM, articuladas
com informações bastante proveitosas obtidas junto dos diretores das rádios acima
mencionadas.
Analisamos estas duas rádios uma vez que são elas que ocupam o topo das audiências de
rádio no panorama nacional. De forma a compreender o ponto de vista dos ouvintes da rádio
portuguesa e a relevância que o humor tem para o consumo ou não de rádio, foi realizado um
inquérito que permitiu apurar respostas, à grande questão chave para este estudo: é, ou não, o humor o principal contributo para o sucesso dos programas da manhã das rádios de entretenimento em Portugal?
en
The dissertation presented here focuses on the study of two concepts that have long been
intertwined: humor and radio.
The study seeks to understand the humorous bets made by national coverage radios in the
morning and how they contribute to audiences.
An approach to what humor is is made, although it is considered an ambiguous and hard to
define. The study presents a collection of what corresponds to the construction of radio as an
apparatus and means of social communication, presents and describes the first humorous
programs that have become classic and, not least, exposes the characteristics of the two radios
analyzed, Commercial and RFM , articulated with very useful information obtained from the
directors of the radios mentioned above.
We had analyzed these two radios since they are the ones that occupy the top of the audience
in the national panorama. In order to understand the point of view of the listeners of the
Portuguese radio and the relevance that the humor has for the consumption or not of the radio,
a survey was carried out that allowed to answer answers, to the great key question for this
study: is humor, or not, the main contribution to the success of the morning programs of
entertainment radios in Portugal?