Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

O contributo do humor para o sucesso dos programas da manhã das rádios de entretenimento em Portugal

Autor
Guerra, Cristiana Isabel Rodrigues
Resumo
pt
A dissertação aqui apresentada foca-se no estudo de dois conceitos que há muito tempo se encontram interligados: o humor e a rádio. O estudo procura compreender as apostas humorísticas levadas a cabo pelas rádios generalistas nos períodos da manhã e qual o seu contributo para as audiências. É feita uma abordagem daquilo que é o humor, ainda que este seja considerado um conceito ambíguo e difícil de definir. O estudo apresenta um apanhado daquilo que corresponde à construção do rádio enquanto aparelho e meio de comunicação social, apresenta e descreve os primeiros programas de índole humorística que se tornaram clássicos e, não menos importante, expõe as características das duas rádios analisadas, Comercial e RFM, articuladas com informações bastante proveitosas obtidas junto dos diretores das rádios acima mencionadas. Analisamos estas duas rádios uma vez que são elas que ocupam o topo das audiências de rádio no panorama nacional. De forma a compreender o ponto de vista dos ouvintes da rádio portuguesa e a relevância que o humor tem para o consumo ou não de rádio, foi realizado um inquérito que permitiu apurar respostas, à grande questão chave para este estudo: é, ou não, o humor o principal contributo para o sucesso dos programas da manhã das rádios de entretenimento em Portugal?
en
The dissertation presented here focuses on the study of two concepts that have long been intertwined: humor and radio. The study seeks to understand the humorous bets made by national coverage radios in the morning and how they contribute to audiences. An approach to what humor is is made, although it is considered an ambiguous and hard to define. The study presents a collection of what corresponds to the construction of radio as an apparatus and means of social communication, presents and describes the first humorous programs that have become classic and, not least, exposes the characteristics of the two radios analyzed, Commercial and RFM , articulated with very useful information obtained from the directors of the radios mentioned above. We had analyzed these two radios since they are the ones that occupy the top of the audience in the national panorama. In order to understand the point of view of the listeners of the Portuguese radio and the relevance that the humor has for the consumption or not of the radio, a survey was carried out that allowed to answer answers, to the great key question for this study: is humor, or not, the main contribution to the success of the morning programs of entertainment radios in Portugal?

Data

06-mar-2018

Palavras-chave

Portugal
Rádio
Humor
Audiência
Análise de dados

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo