Título
Avaliação da qualidade da interação monitora-criança nos grupos aprender, brincar, crescer
Autor
Marreiros, Carolina Marçal
Resumo
pt
Em Portugal, foi implementado um projeto-piloto, denominado "Playgroups for inclusion" ou
Grupos Aprender, Brincar, Crescer (GABC), que consistiu numa resposta de educação informal
para crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 4 anos de idade e para os seus
cuidadores. Estes grupos eram dinamizados por duas monitoras e tinham como objetivo
proporcionar à criança e à família um clima empático, onde a criança pudesse brincar e aprender
em conjunto com os seus cuidadores. Este projeto foi alvo de um estudo de impacto e de
monitorização, que incluiu a avaliação da qualidade desta resposta e dos seus impactos nas
crianças, famílias e na comunidade. Nesse sentido, e de forma a complementar os estudos
efetuados sobre este tópico, a presente dissertação tem como objetivo avaliar a qualidade das
interações entre as monitoras e as crianças, sensivelmente no início (T1) e no final (T2) do
projeto. Participaram neste estudo nove monitoras, responsáveis pelos grupos de três dos cinco
distritos onde os GABC foram implementados. Todas as monitoras realizaram uma formação
prévia ao início dos grupos e mais três no decorrer dos projeto. Os estilos de interação das
monitoras foram avaliados através da Escala do Empenhamento do Adulto (Laevers, 1994) e a
observação das monitoras foi realizada através de vídeos gravados pela equipa de
monitorização, tendo sido observados um total de oito vídeos, quatro do T1 e os restantes do
T2. Os resultados obtidos sugerem indicadores positivos de qualidade nas três dimensões, o que
se considera muito importante, tendo em conta que as interações de qualidade entre o adulto e
a criança são preponderantes no desenvolvimento e aprendizagem da mesma.
en
In Portugal, a pilot project was developed, called "Playgroups for inclusion" ou Grupos Aprender,
Brincar, Crescer (GABC), which consisted of an informal education response for children
between 0 and 4 years of age and their caregivers. These groups were dynamized by two
monitors and were intended to provide the child and the family with an empathic environment
where the child could play and learn together with their caregivers. This project was the subject
of an implementation and monitoring study to evaluate the quality of this response and its
impact on children, families and the community. In this line of thought and in order to
complement the studies carried out on this topic, this dissertation aims to evaluate the quality
of the interactions between the monitors and the children, at the beginning (T1) and at the end
(T2) of the project. Nine monitors participated in this study, who were responsible for the
groups in three of the five districts where GABC was implemented. All the monitors carried
out training prior to the start of the groups and three more during the project. The interaction
styles of the monitors were evaluated through the Experiential Adult Style (Laevers, 1994) and
the observation of the monitors was done through videos recorded by the monitoring team and
a total of eight videos were observed, four of T1 and the remaining of T2. The results suggest
positive indicators of quality in the three dimensions, which is considered very important,
taking into account that the quality interactions between the child and the adult are preponderant
in the development and learning of the child.