Título
Depois do projeto-piloto: análise compreensiva da implementação dos novos playgroups for inclusion "Grupos aprender, brincar, crescer"
Autor
Castro, Catarina Alexandra da Cruz de
Resumo
pt
Os playgroups são uma resposta educativa não-formal para a primeira infância, para
crianças e os seus cuidadores frequentarem em conjunto com o propósito de atividades de
socialização e brincadeira. O modelo dos playgroups tem vindo a estar presente em diversos
países, dando os seus primeiros passos recentemente em Portugal com o projeto-piloto
Playgroups for Inclusion (ou “Grupos Aprender, Brincar, Crescer”, GABC). Depois dos
promissores resultados, o objetivo é o de disseminar este serviço.
A presente dissertação pretendeu conduzir uma análise compreensiva da
implementação destes novos playgroups, com especial foco na sua qualidade, à semelhança
do processo de monitorização conduzido no piloto. Dois GABCs foram convidados a
participar nesta análise compreensiva. Entrevistas com as monitoras (N=4) e com cuidadores
participantes (N=10) proporcionaram a compreensão das suas expectativas, experiências e
perceções relativas à implementação e participação num playgroup. Adicionalmente, sessões
de cada GABC foram filmadas de forma a permitir a avaliação da sua qualidade de processo
com uma ferramenta de observação – a Playgroups Environment Rating Scale (PERS,
Alexandre et al., 2016).
en
Playgroups are a non-formal educational response for children under pre-school age
and their caregivers to attend together, play and socialize. The playgroup model has been
present in several countries, recently taking its first steps in Portugal with the pilot-project
Playgroups for Inclusion (or “Grupos Aprender, Brincar, Crescer”, GABC). After its
encouraging results, the goal has been to disseminate this service.
This dissertation aimed at a comprehensive analysis of these new playgroups, focusing
on its quality, similarly to the monitoring process carried out during the pilot. Two GABCs
were invited to take part in this comprehensive analysis. Interviews with playgroup
facilitators (N=4) and with participating caregivers (N=10) provided an insight on their
expectations, experiences and perceptions of playgroup implementation and participation.
Complementarily, GABC sessions were videotaped in order to assess its process quality with
an observational tool – the Playgroups Environment Rating Scale (PERS; Alexandre et al.,
2016), developed by the pilot-project monitoring team for the purpose of evaluating quality in
a non-formal educational setting with such particular characteristics as the playgroups.