Título
Economia comportamental: o impacto da norma social e da informação nas decisões de consumo energético dos portugueses
Autor
Raposo, Rita Isabel Correia Palma
Resumo
pt
O ramo da Economia Comportamental estuda a forma como o comportamento dos
consumidores afeta o seu processo de tomada de decisão, conduzindo a enviesamentos
face aos pressupostos dos modelos económicos clássicos. A influência da norma social
ou, na prática, a comparação com os outros, é um dos fatores que tem vindo a ser abordado
por vários autores, cujas experiências revelaram algum tipo de impacto na ação dos
indivíduos, ainda que com efeitos mistos e nem sempre mensuráveis. O presente estudo
apresenta evidência empírica relativa ao consumo energético de uma amostra de 212
agregados domésticos portugueses, na cidade de Évora. Com a parceria da operadora
Galp Energia, foi levada a cabo uma experiência de campo natural, que consistiu no envio
da comparação social e de dicas de eficiência e poupança energética para 110 agregados
da amostra, durante um período de 3 meses, por forma a analisar o impacto da norma
social e da informação no comportamento dos consumidores energéticos. O estudo inclui
ainda a reação de alguns dos elementos do grupo de tratamento à experiência. Os dados
foram analisados através do método "Differences-in-Differences" e os resultados revelaram
uma influência pouco expressiva da norma social e da informação na tomada de decisão
dos consumidores energéticos, bem como uma reação mista por parte dos participantes.
Todavia, e embora alguns inquiridos tenham negado o impacto da comparação, parece
haver um interesse em continuar a receber este tipo de relatório mensal e uma
convergência entre as reações dos participantes e os comportamentos abordados pela
literatura.
en
The field of Behavioral Economics studies how consumers' behavior affects their
decision-making process, leading to assumptions bias that contradict classical economic
models. The influence of social norm or, simply, the comparison with others, is one of
the factors that has been approached by several authors, whose experiments have revealed
different impacts on human action, although with mixed effects, not always measurable.
The present study provides empirical evidence on the energy consumption of 212
Portuguese households in the city of Évora. With the partnership of Galp Energia, an
energy company, was held a natural field experiment, which consisted of sending the
social comparison as well as energy conservation and efficiency tips to 110 households
of the sample, for a three-month period, in order to study the impact of social norms and
information on energy consumers’ behavior. This paper also includes the reaction to the
experiment from some elements of the treatment group.
Applying the Differences-in-Differences method the results revealed a small and nonconclusive influence of the social norm and information on the energy consumers’
decision-making, as well as mixed reactions from the participants. However, while some
respondents denied the impact of the comparison, there seems to be an interest in
continuing to receive the monthly report and a convergence between participants' answers
and the behaviors addressed in the literature.