Título
Os novos mecanismos de controlo nas organizações e indivíduos: o impacto das práticas discursivas nas organizações e nos indivíduos
Autor
Soeiro, Maria Seixas Lopes
Resumo
pt
Os limites funcionais e hierárquicos que existiam nas organizações, têm perdido
espaço nos dias de hoje. A competitividade e rápido avanço tecnológico torna mais
difícil o cumprimento dos objetivos organizacionais e alinhamento com as necessidades
de mercado (Seo, Park, & Kim, 2011). A criação e gestão dos mecanismos de controlo
é importante, uma vez que possibilitam verificar se as pessoas estão ou não centradas e
focadas naquilo que são os objetivos da organização na qual estão inseridos. Uma das
formas de conseguir alinhar os colaboradores com os objetivos organizacionais é
através da comunicação.
A comunicação nas organizações tem de facto muito importância, uma vez que,
não é apenas o meio pelo qual estabelecemos a existência das organizações, mas
também é através da comunicação que as pessoas conseguem estar organizados e agir
coletivamente (Cooren, Vaara, Langley, & Tsoukas, 2014).
A investigação em si procura estudar qual o impacto que as práticas discursivas
têm nos colaboradores e nas organizações. A recolha de dados para o presente estudo
foi realizada através da aplicação de um inquérito, na área da hotelaria, em cinco
cadeias hoteleiras, abordando 15 unidades hoteleiras diferentes, constituídas no seu todo
por 78 equipas. A amostra é constituída por 455 indivíduos, dos quais cerca de 44%
pertencem ao sexo feminino e os restantes 56% pertencem ao sexo masculino. As
variáveis medidas no questionário foram "Social Networks: Communication Network",
Promoção de Valores e Crenças, Cinismo, Confiança Organizacional, Clima de Medo,
Clima de Confiança, Promoção de Medo e Ameaças, Identificação Organizacional,
"Commitment" e Intenção de Saída.
Os resultados deste estudo remetem para a importância da comunicação, que se
apresenta como determinante na criação do clima nas organizações, moldando também
o comportamento dos indivíduos. Com o presente estudo podemos ainda concluir que a
partilha de conteúdos entre os colegas tem um impacto significativo no clima
organizacional.
en
The functional and hierarchic limits that existed in the organizations have been
loosing ground. Due to competitiveness and to a swift technologic progress, it is harder
to fulfill the organizational objectives in line with the market needs (Seo, Park, & Kim,
2011). With competitiveness interfering in the labour market, it is important to create
and manage control mechanism capable of verifying whether the persons are centered
and focused on the objectives of the organization and communication is one of the ways
to align the collaborators with the organizational objectives.
Communication is paramount in any organization, not only because it is a
vehicle that confirms its existence but also because it is through communication that
people can organize themselves and act collectively (Cooren, Vaara, Langley, &
Tsoukas, 2014)
This investigation intends to study the impact that discursive practices have
upon the collaborators and the organizations. The data for this study were collected
through an inquiry made in five hotel chains, encompassing 15 different hotel units and
a total of 78 teams. The sample contains 455 individuals, from which ca. 44% are
women and 56% men. The variables measured in the study were Social Networks:
Communication Network, Promotion of Values and Beliefs, Cynicism, Organizational
Trust, Fear Climate, Trust Climate, Promoting Fear and Threats, Organizational
Identification, "Commitment" and Intent to Leave.
The results of this study emphasize the importance of communication,
understood as indispensible in the creation of a good ambiance within the organization
and as a conditioner of the individuals' behavior. From this study we can also conclude
that the sharing of contents among colleagues has a significant impact on the ambiance
of the organization.