Título
Aplicação do target costing por países e setores de atividade: revisão de estudos empíricos
Autor
Caldeira, Iván Domingo Moreno de Carlos
Resumo
pt
O target costing controla a trajetória de custos desde o início do ciclo de vida dos produtos, em
função das preferências dos clientes e das metas estratégicas da empresa. Com este trabalho,
pretendeu-se determinar o grau em que o target costing contribui para a gestão preventiva de
encargos durante a conceção ou reformulação de linhas de oferta. A análise deste objetivo
baseou-se no contraste entre o conceito e a sua aplicação em contextos reais. Procedeu-se à
descrição das noções fundamentais relativas ao tema, avaliando-as segundo a evidência
empírica contida em revistas científicas. A intensidade de utilização e os benefícios
apresentaram-se mais elevados na Ásia do que no Ocidente. Barreiras culturais ou
organizacionais, reduzida dimensão das amostras ou falta de consenso quanto ao conceito
podem explicar esta tendência. Constatou-se porém flexibilidade generalizada na aplicação,
denotando coexistência de níveis distintos de maturidade do sistema. Automóvel, eletrónica e
maquinaria foram os setores de atividade que reuniram maior adesão nos estudos analisados.
Outros instrumentos de gestão podem complementar a ação iniciada pelo target costing nas
etapas de conceito e desenho, sendo a redução de custos uma iniciativa de melhoria contínua
mais do que uma abordagem para correção pontual de desvios. Não se encontraram modelos
preditivos do custo que incorporassem análises formais de risco. O envolvimento da cadeia de
valor apenas se observou numa ótica de abastecimento e não de cooperação dos distribuidores
e consumidores. Sugere-se investigação em novos âmbitos de aplicação, nomeadamente
organizações de pequena dimensão, entidades públicas ou prestadores de serviços.
en
Target costing controls the cost trajectory since the beginning of product lifecycle, depending
on customer preferences and corporate strategic goals. This study intended to determine the
contribution of target costing to preventive cost management during development or
redesigning of portfolio lines. In order to do so, a comparison between the underlying
theoretical framework and evidence from its implementation in real contexts was established.
A description of fundamental concepts regarding the subject was assessed based on empirical
research comprised in scientific journals. The intensity of usage and the perceived benefits
were higher in Asia than in Western countries. Cultural or organizational barriers, limited
sample size, or lack of agreement on target costing definition could explain this trend.
Nevertheless, a generalized flexibility on implementation was observed, implying the
coexistence of several stages of maturity for target costing system. Automotive, electronics and
machinery showed the highest adoption rates. Other management instruments assist the
rationalization launched by target costing during concept and product design, turning cost
reduction in a continual improvement quest for the entire product lifecycle. No predictive cost
models comprising formal risk assessment were found on the examined papers. Value chain
characterization was focused on supplier cooperation more than on distributors or consumers.
Furthermore, investigation involving new avenues of future research, such as small size
companies, public institutions or service providers is suggested.