Título
Success factors in a reward and equity based crowdfunding campaign
Autor
Ferreira, Francisco Pedro Santos Miranda
Resumo
pt
Enquanto o mundo muda, o setor financeiro muda com ele, e várias formas de financiamento
alternativo emergem. O crowdfunding, ou financiamento colaborativo, é parte importante
desta evolução, e o seu uso é cada vez mais comum. Como mais empreendedores e
organizações procuram o crowdfunding para financiar os seus projetos, é de extrema
importância criar uma estrutura que os ajude a ter sucesso em obter esse financiamento.
Consequentemente, o principal objetivo desta tese é criar um modelo detalhado, um guia útil,
para ajudar os empreendedores na difícil tarefa de angariar financiamento através de
crowdfunding, principalmente aqueles que escolhem equity crowdfunding. Para atingir o
objetivo proposto é importante compreender as motivações subjacentes daqueles que
investem em equity crowdfunding, para lhes oferecer aquilo que procuram e o que os motiva.
Também é vital, para aqueles que procuram financiamento, compreender qual das diferentes
modalidades de crowdfunding se encaixa melhor nos seus objetivos e aumenta a
probabilidade de alcançá-los. Por último, é fundamental compreender quais são os fatores
específicos de sucesso para uma bem-sucedida campanha de crowdfunding. Um dos grandes
problemas para quem quer criar uma campanha de crowdfunding ou de equity crowdfunding
bem-sucedida não é a informação disponível, mas sim a sua dispersão. Esta tese pretende
recolher várias informações de diferentes fontes, como literatura já existente sobre o tema,
dados recolhidos por plataformas de crowdfunding, pessoas especializadas na área e dados
recolhidos através de um inquérito, e organizá-las num único lugar para ajudar aqueles que
procuram financiamento, através de crowdfunding e equity crowdfunding, a atingir os seus
objetivos.
en
As the world changes, financial sector changes with it, and alternative finance emerge.
Crowdfunding is part of this evolution and its use is becoming more widespread day by day.
As more entrepreneurs and organizations seek crowdfunding to fund their ventures, it
becomes of uttermost importance to create a framework to help them to succeed raising
finance. It is, therefore, the main goal of this thesis, to provide a valuable framework, a useful
guide, to help entrepreneurs in the hard task of raising finance through crowdfunding, mainly
those using equity crowdfunding. To accomplish the purposed goal, it is important to
understand the underlying motivations of those investing in equity crowdfunding, in order to
offer them what they seek and what motivates them. It is also vital, for those searching for
financing, which kind of crowdfunding fits better with their goals and which one increases
the likelihood of achieving them. Finally, is crucial to understand the specific success factors
for a successful crowdfunding campaign. As an important problem for a successful
crowdfunding or equity crowdfunding campaign is not the information available but rather
its dispersion, this framework pretends to collect several information, from different sources,
such as literature in the topic already existent, data collected from crowdfunding platforms,
specialized people in the area and primary research, in one place to make it easier, for those
searching for financing, through crowdfunding and equity crowdfunding, to achieve their
goals.