Título
Plano de negócio de uma produtora de eventos : evento "It's happenning"
Autor
Fernandes, Daniel Índias
Resumo
pt
A presente dissertação de mestrado tem como objetivo analisar a viabilidade de
implementação de um evento cultural ao abrigo da cooperativa Arte Viral CRL com sede
em Lisboa, Portugal.
O setor da cultura, especificamente das AE, tem-se vindo a desenvolver nas últimas
décadas, observando-se um crescimento acentuado no número de sessões efetuadas,
bilhetes vendidos e receitas. A participação em eventos culturais faz cada vez mais parte
da nossa maneira de ser proporcionando momentos de lazer, educação, relaxamento e,
acima de tudo, de convívio e partilha de novas ideias. Nota-se também uma rotina de
trabalho/lazer cada vez mais presente nos hábitos da população, havendo um adesão
crescente a eventos desta índole. O número de festivais tem vindo a aumentar nos últimos
anos bem como eventos musicais, teatrais, circenses, entre outros, eventos muitas vezes
realizados por entidades estrangeiras que procuram as condições do mercado Português
para desenvolver os seus eventos.
No entanto apesar da crescente quantidade de eventos, a sua variabilidade bem como a
aposta em áreas diversificadas (para além de música e teatro) tem sido reduzida,
observando-se uma fraca aposta em pequenos artistas e/ou emergentes, sobrevalorizando-se os grandes artistas internacionais, assim como uma fraca consciencialização do papel
que a arte tem no nosso dia-a-dia. Por outro lado, o participante é, cada vez mais, um
mero espetador, observando-se uma grande distância entre o mesmo e o artista em eventos
culturais. Torna-se portanto necessário desenvolver novos tipos de eventos que alterem
o "status quo" e se destaquem pelo seu impacto social, económico e cultural.
Graças ao crescente interesse por parte das empresas privadas em participar neste tipo de
eventos (utilizando o evento de forma a comunicar as marcas aos seus targets) e ao país
estar a sair do estado de crise em que se encontrava torna-se premente desenvolver
estratégias inovadoras que solucionem ambos os problemas de uma forma escalável e
sustentável.
en
This Master's Dissertation aim is to analyze the feasibility of the implementation of a
cultural event producer as a project under the cooperative Arte Viral CRL having its
headquarters in Lisbon, Portugal.
The culture sector, specifically the Arts & Events, has been developing in the last decades
while having an increase in the number of sessions, tickets sold and revenue. Participation
in cultural events is becoming part of our way of being, providing moments of leisure,
education, and relaxation and, above all sharing of new ideas. The duality work / leisure
is becoming a routine in the population’s day-to-day lives and there is an increasing
adherence to such events. The number of festivals has been increasing in recent years as
well as concerts, theaters, circus, among others, events, often produced by international
entities interested in participating in the Portuguese market.
However, although the number of events has been increasing, its variability and
diversification (in addition to music and theater) has been reducing, with a lack of
investment on small and / or emerging artists, overvaluing international artists as well as
a lack of awareness of art’s everyday role. On the other hand, the distance between the
participant and the artist is big, making him a mere spectator in cultural events. It is
therefore necessary to develop new models for events that alter the "status quo" and stand
out for their social, economic and cultural impact.
Thanks to the growing interest of private companies’ participation in this kind of events
(using the event to communicate the brands to their targets) and to Portugal getting out of
the crisis, it is becoming urgent to develop innovative strategies solve both problems in a
scalable and sustainable way.