Título
"Balanced Scorecard" numa empresa do setor da ótica a retalho
Autor
Madeira, Miguel Eusébio
Resumo
pt
A focalização e orientação estratégica, é uma necessidade transversal no seio
organizacional mas no atual contexto económico, torna-se a diferença entre o sucesso
sustentável e o fracasso. Dotar as organizações de sistemas de controlo de gestão,
melhores e mais eficazes, deixa assim, de ser considerado um luxo, para ser encarado
como uma necessidade primária. Por outro lado, a gestão de pessoas, a sua captação, o
seu acompanhamento e a sua valorização, são variáveis com um peso inestimável no
caminho para uma gestão de excelência.
O setor da ótica a retalho, no qual se insere a Visão do Futuro Lda., apresenta um
enorme grau de integração de óticas em grandes grupos, um número excedentário de
lojas tendo em conta a população que serve e uma constante evolução tecnológica. A
elevada competitividade, trouxe como consequência a queda dos preços de venda e uma
necessidade de evolução a nível de gestão estratégica. Desta forma, este trabalho tem
como objetivo o desenvolvimento de um instrumento de controlo de gestão,
nomeadamente o "Balanced Scorecard". Para tal, foi essencial um diagnóstico inicial, no
sentido de captar a realidade organizacional e efetuar um modelo customizado às
necessidades sentidas. No sentido de complementar a ação do referido instrumento, foi
criado um sistema de avaliação e respetivo sistema de incentivos, que permitirá reforçar
a orientação dos colaboradores na prossecução dos objetivos da organização e o
alinhamento dos objetivos individuais com os organizacionais.
en
Focusing and strategic orientation is a cross-cutting need within the organization but in
the current economic context, it becomes the difference between sustainable success and
failure. Providing organizations with management control systems, better and more
effective, thus, from being considered a luxury, to be seen as a primary need. On the
other hand, the management of people, their capture, follow-up and valuation are
variable with an invaluable weight on the way to a management of excellence.
The retail optics sector, which includes Visão do Futuro Lda., presents an enormous
degree of integration of optics in large groups, a surplus of stores taking into account
the population that serves and a constant technological evolution. The high
competitiveness has led to a fall in sales prices and a need for evolution in terms of
strategic management. In this way, this work aims at the development of a management
control instrument, namely the Balanced Scorecard. For this, an initial diagnosis was
essential, in order to capture the organizational reality and make a customized model to
the felt needs. In order to complement the action of this instrument, an evaluation
system and its incentive system were created, which will allow to reinforce the guidance
of the employees in the pursuit of the organization's objectives and the alignment of the
individual and organizational objectives.